Cinema da ESTC à conquista dos Prémios Sophia

A cerimónia dos Prémios Sophia 2019, atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema, que decorreu a 24 de março, no Casino Estoril, distinguiu uma docente, quatro diplomados e uma pós-graduada da escola artística do Politécnico de Lisboa.

filme "Raiva"

“Raiva” de Sérgio Tréfaut, com co-argumento de Fátima Ribeiro docente da ESTC

“Raiva” foi grande vencedor da 7.ª edição dos Prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema. Com nove nomeações, o filme “Raiva”, de Sérgio Tréfaut, conquistou seis Prémios Sophia, um dos quais para Melhor Argumento Adaptado. Sérgio Tréfaut e Fátima Ribeiro, docente da Escola Superior de Teatro e Cinema, a quem foi atribuído, recentemente, o título de professora especialista, foram os responsáveis pela adaptação da obra Seara do Vento”, de Manuel da Fonseca.

Os Prémios Sophia 2019 distinguiram ainda os diplomados Miguel Gonçalves Mendes, com o Melhor Documentário “O Labirinto da Saudade”; João Braz, pela Montagem do filme “Soldado Milhões”; Marco Martins pela Melhor Série/Telefilme “Sara”; António Aleixo, pelo Melhor Documentário em Curta-Metragem “Kid Sapiens Sapiens”. Maria Gonzaga, pós-graduada em Design de Cena pela Escola Superior de Teatro e Cinema foi a vencedora do Melhor Guarda-Roupa, com o filme “Parque Mayer”, de António-Pedro Vasconcelos.

Sleepwalk

Os Prémios Sophia distinguiram também Filipe Melo, docente da Escola Superior de Música de Lisboa, pela Melhor Curta-Metragem de Ficção, “Sleepwalk”, que realizou.

Os Prémios Sophia são considerados os Óscares Portugueses, atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema, uma associação cultural, sem fins lucrativos que tem como objetivo promover nacional e internacionalmente o Cinema Português. Para incentivar a divulgação e promoção do Cinema Português em particular, e das Artes e Ciências Cinematográficas em geral, a Academia decidiu instituir e atribuir os Prémios da Academia, que visam distinguir as obras distribuídas comercialmente em Portugal, em cada ano nas áreas: Longa-Metragem de Ficção; Documentário em Longa-Metragem; Curta-Metragem (Ficção, Animação e Documentário) e Telefilme e Séries de Tv, a que correspondem 23 categorias.

in www.ipl.pt

Partilhar
Posted in Notícias.