Faleceu Germana Tânger

A Direção da ESTC manifesta o seu pesar pelo falecimento de Germana Tânger, atriz, declamadora e pedagoga, que nasceu em Lisboa a 16 de janeiro de 1920, tendo falecido ontem, dia 22 de janeiro.

Germana Tânger estudou no Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho e na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo feito parte do grupo de teatro da instituição, fundado por Manuel Tânger, investigador, professor universitário, com quem viria a casar-se.

A declamação da poesia portuguesa começou cedo, por sugestão de Almada Negreiros, que lhe pediu que dissesse “O Corvo”, de Edgar Alan Poe, traduzido por Fernando Pessoa, numa sessão pública. Posteriormente, a atriz ficou conhecida por declamar obras de Fernando Pessoa.

No final da década de 1940, Germana Tânger fixou-se, com o marido, em Paris. Firmou a carreira de declamadora no Brasil,tendo regressado a Portugal na década de 1950, altura em que começou a leccionar “Arte de Dicção” no Conservatório Nacional de Lisboa, onde terá permanecido por cerca de 25 anos.

 

Partilhar
Posted in Notícias.