João Belo

Endereço eletrónico | jonibelo@gmail.com

João Belo nasceu em Lisboa, em 1983. Iniciou o seu percurso académico na área das Ciências e Tecnologias, frequentando a licenciatura em Engenharia Química, no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Posteriormente, ingressa na Escola Superior de Teatro e Cinema, onde se licencia em Teatro – Ramo de Produção Cultural.

Ao longo do seu percurso académico cruza-se com diversos gestores/produtores culturais como Miguel Cruz, Miguel Honrado, Conceição Mendes, Maria João Vicente, entre outros, e com os encenadores Álvaro Correia, Carlos J. Pessoa e Cristina Carvalhal. Neste contexto colabora, ainda, com John Romão numa das suas primeiras criações – “A Direcção do Sangue” – com apresentação no Teatro Taborda. Em 2008, realiza um estágio na Artemrede, como assistente de produção, realizando uma digressão com o espetáculo “Xerazade” pelos espaços culturais da associação. Desde o início do seu percurso nas artes do espectáculo, tem mantido uma relação próxima com o teatro contemporâneo, tendo integrado a equipa fixa da Companhia Teatro da Garagem. Desenvolveu na Companhia e no espaço residente da mesma – o Teatro Taborda – funções de produção e comunicação, entre 2009 e 2015. Em Abril de 2015, inicia o seu trabalho como produtor do departamento de Participação e de Atividades para Famílias e Escolas da Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos, funções essas que desempenha atualmente.

Participa em colóquios e conversas informais, em escolas, sobre a sua experiência em produção e gestão cultural, integrando, ainda, o júri de provas de aptidão profissional em diversas escolas profissionais artísticas.