João Calixto

Endereço eletrónico | jcalixto@estc.ipl.pt

Doutorando no Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento – Universidade de Lisboa & Instituto Politécnico de Lisboa. Conclui o Mestrado em Teatro – Design de Cena da ESTC - IPL, em 2013, com o trabalho/projecto Apontamentos de Mecânica. Título de Especialista em Teatro - Design de Cena em 2016, pelo Insituto Politécnico de Lisboa. Inicia a sua formação em desenho, ilustração e escultura no AR.CO – Centro de arte e comunicação Visual entre 1994 e 1999.

Desenvolve o seu trabalho pessoal como criador de produções teatrais próprias e em colaborações como cenógrafo e construtor de objectos. Em 1999 é co-fundador da Circolando – coop. cultural, da qual destaca a criação de Giroflé (2002), Prémio da Crítica do Clube Português de Artes e Ideias. Em 2011 funda o atelier Fosso de Orquestra – associação.

Trabalha como cenógrafo e director de arte com diversos criadores e instituições. Desde 1998 envolvido com teatro, rua, circo, dança, cinema, entre outras formas, os seus trabalhos foram apresentados em Portugal, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Alemanha, Áustria, Eslovénia e Coreia do Sul.

Lecciona cenografia, manipulação e construção de objectos em diversas escolas  e instituições nacionais desde 2006. Desde 2015 que lecciona Cenografia na ESTC. Foi membro da Coordenação Pedagógica da EPAOE – Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo, projecto integrado no CCRSC-Chapitô, entre 2008 e 2014.

 

 


Partilhar