José Bogalheiro

Endereço eletrónico | jbogalheiro@estc.ipl.pt

Nasceu em Peraboa (Covilhã) em 1950.

É Professor Coordenador no Departamento de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), instituição em que, desde 1981, exerceu várias funções de direcção.

É investigador integrado do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação.

Estudou Jornalismo na Faculdade de Filosofia da Université Libre de Bruxelles (ULB). Formou-se em Psicologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Fez o Curso de Cinema da Escola de Cinema do Conservatório Nacional. É doutorado em Psicologia, especialidade de Psicanálise, pelo Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA-IU), com uma tese sobre a experiência fílmica intitulada Empatia e alteridade: a figuração cinematográfica como jogo, editada em livro pela Sistema Solar/Documenta em 2014.

Iniciou a actividade profissional em cinema na Equipa TV/Cinema da Secretaria de Estado da Emigração (1977-78), onde foi chefe de produção e realizador de vários filmes.

Foi bolseiro do governo italiano tendo desenvolvido no Centro Sperimentale di Cinematografia de Roma (1979-81) uma investigação sobre “Ponto de vista em cinema e neo-realismo cinematográfico italiano”.

Foi director de produção e sócio-fundador da Trópico Filmes (1985-95), produtora, entre outros, dos filmes Uma Rapariga no Verão de Vítor Gonçalves, O Sangue de Pedro Costa e Nuvem de Ana Luísa Guimarães.

Leccionou “Produção cinematográfica e televisiva” no Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1982-84).

Docente, desde 1981, na Escola de Cinema do Conservatório Nacional e depois no Departamento de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC) que lhe sucedeu, leccionou, na Licenciatura em Cinema, disciplinas de “Estética”, “Comunicação Interpessoal”, “Psicologia e Cinema” e, no Mestrado em Desenvolvimento de Projecto Cinematográfico, “Produção Independente e Mercados”. No Doutoramento em Artes (Artes Performativas e da Imagem em Movimento) oferecido pela Universidade de Lisboa, em colaboração com o Instituto Politécnico de Lisboa, lecciona, desde 2012-13, o Seminário de “Imagem” e é membro da respectiva Comissão Científica.

No âmbito da representação internacional do Departamento de Cinema que, desde 1990, assegura no CILECT – Centre International de Liaison des Écoles de Cinéma et de Télévision, foi membro do Comité Executivo do GEECT – Groupement Européen des Écoles de Cinéma et de Télévision (1993-97) e membro do Comité de Acompanhamento do projecto VISIONS – Atelier europeu de Realização documental dedicado à formação e produção de projectos de documentário (1992-99).

Fez parte de vários júris de selecção de projectos nos concursos de apoio à produção cinematográfica promovidos pelo IPACA/ICAM.

Intervém com frequência em Colóquios e Conferências com temáticas centradas no ensino do Cinema e do Audiovisual e na relação entre as escolas e a actividade profissional.

 

 

(Este texto não foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

04_jose_bogalheiro

Partilhar