José Pedro Caiado

Endereço eletrónico | jpcaiado@estc.ipl.pt

Tem o Curso da Escola de Formação de Professores de Educação pela Arte do Conservatório Nacional, onde foi também professor da disciplina de Oficina Educativa e orientador de estágios académicos. É licenciado em Teatro - ramo Actores. Realizou acções de formação em várias escolas do 1º e 2º ciclo com actividades relacionadas com a expressão musical e a construção e utilização de fontes sonoras elementares, nomeadamente na formação de professores, tendo sido colaborador regular do Centro de Formação Contínua de Professores de Santo André.

Foi professor de expressão musical da Cooperativa de Ensino A Torre. É co-autor do livro sobre construção de instrumentos musicais “Sons para construir”. Foi durante 16 anos responsável pela Área de Animação e Educação do Museu Nacional de Etnologia. Realizou recolhas de Música Tradicional Portuguesa em várias regiões do País e pertenceu à Comissão de Instaladora do Museu Verdades Faria – Museu da Música Regional Portuguesa, que albergou a colecção de Instrumentos Tradicionais Portugueses de Michel Giacometti.

Foi assessor dos Gabinetes dos Ministros da Cultura José Sasportes e Augusto Santos Silva, para as áreas do Ensino Artístico e representante do Grupo de Contacto entre o Ministério da Cultura e o da Educação, além de responsável pelos projectos de formação de técnicos do espectáculo com vista à rede Nacional de Salas de Espectáculo.

Em 2001-2002 exerceu o cargo de Director dos Departamentos de Música e Teatro do Instituto Português das Artes do Espectáculo do Ministério da Cultura. Foi durante cerca de 20 anos Director Musical do grupo de teatro a Comuna e realizou também a Direcção Musical de espectáculos de vários outros grupos de teatro. Pertence desde a sua fundação ao grupo La Batalla dirigido por Pedro Caldeira Cabral, especializado em repertório de música da Idade Média.

Entre 2007 e 2010 esteve em Comissão de Serviço na Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo como Chefe de Divisão das Artes e Acção Cultural. Foi presidente da Comissão de Acompanhamento e Avaliação das estruturas artísticas com apoio sustentado do Ministério da Cultura na região de Lisboa e Vale do Tejo.

(Este texto não foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Partilhar