Licenciatura em Cinema – Esquema de Progressão no Plano de Estudos

Rodagem de Outro Tempo | Curta-metragem dos alunos da Licenciatura em Cinema | 2014

Esquema de progressão no plano de estudos da licenciatura em Cinema [pdf]

O 1.º ano é comum a todos os ramos.

1.º ANO
1.º e 2.º semestre
. Comum a todos os ramos:
Argumento
Produção
Som
Montagem

No final do 1.º ano os alunos, ordenados por melhor aproveitamento, fazem uma 1.ª opção de um ramo principal e de um ramo complementar (a colocação nos ramos está sujeita a limitações quantitativas).

2.º ANO
3.º e 4.º semestre
. Opção principal de ramo:
Imagem ou
Som ou
Montagem

. Opção complementar de ramo:
Argumento ou
Produção ou
Realização

No final do 2.º ano os alunos, ordenados por melhor aproveitamento, finalizam a opção num dos dois ramos anteriormente cooptados (a colocação no ramo correspondente ao ramo complementar do 2.º ano está sujeita a limitações quantitativas).

O acesso no 3.º ano a um ramo final está dependente da acumulação no final do 2.º ano de 18 créditos ECTS na área correspondente, à exceção do ramo de Produção. Para terminar o curso no ramo de Produção é necessário acumular, no final do 2.º ano, 42 créditos ECTS na área de Produção, área científica predominante do curso.*

3.º ANO
5.º e 6.º semestre
. Opção final de ramo:
Argumento
Produção
Som
Montagem

A obtenção do diploma num dos ramos do 3.º ano está dependente do aproveitamento em unidades curriculares da respetiva área científica correspondentes a 36 créditos ECTS, à exceção do ramo de Produção, em que é necessário obter 72 créditos ECTS em unidades curriculares da área de Produção*.
* Consultar plano de estudos publicado em DR e verificar as unidades curriculares obrigatórias da licenciatura em Cinema para os seis diferentes ramos.