Mariana Sá Nogueira

Endereço eletrónico | caosolteiro@gmail.com

 

Obteve o título de Especialista em Teatro/ Design de Cena conferido com louvor pelo Instituto Politécnico de Lisboa com júri constituído por Guilherme Mendonça, Manuela Bronze, Nuno Carinhas, Olga Roriz e Paulo Morais.

É formada em Design de Cena pela Escola Superior de Teatro e Cinema, e em Design de Moda no Central St. Martins College of Art em Londres, como bolseira da Secretaria de Estado da Cultura.

Estudou Cenografia no Instituto de Formação Investigação e Criação Teatral, e Desenho no Curso de Formação Artística da Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa.

Foi docente da Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo/ Chapitô onde lecionou a disciplina de figurinos; integra desde 2008 o corpo docente da Escola Superior de Teatro e Cinema onde leciona as unidades curriculares de Design de Cena I, II, IV e V/ Figurinos, Projecto de Teatro, Tecnologia do Figurino e Desenho II da Licenciatura em Teatro/ Ramo Design de Cena, bem como o módulo de Design de Figurino do Mestrado em Teatro/ especialização em Design de Cena.

 

Foi assistente dos cenógrafos José Manuel Castanheira e Vera Castro em diversas produções para o IFICT, ACARTE e Teatro da Cornucópia e da figurinista Marion Cito para Pina Baush/ Tanztheatre Wuppertal, Festival dos Cem Dias/ Expo 98.

Fez parte da equipa responsável pela realização da cenografia da ópera Corvo Branco, encenação de Robert Wilson, EXPO 98.

Fez parte da Direção Artística do espectáculo Peregrinação para a Expo 98, onde foi responsável pela coordenação da execução de todo o guarda-roupa e pelo desenho dos figurinos das companhias Teatro O Bando e Royal de Luxe.

Realizou trabalho como estagiária para os ateliers de Moda de Koji Tatsuno, Vivienne Westwood e a loja Joseph, Londres, 1994.

Estagiou na Agência de Tendências de Moda Peclers, Paris, 1994/95.

Expôs a sua primeira coleção de moda na loja Bonnie Cox, Paris, 1994.

Colaborou como designer com Lidija Kolovrat, Moda Lisboa, 1995.

Desde 1988, desenhou figurinos para produções de cinema, televisão e publicidade e para espectáculos de teatro, dança e ópera de, entre outros, Miguel Bonneville, Nicola Raab, Victor Hugo Pontes e Sara Carinhas,  André e. Teodósio, Rogério de Carvalho, Ricardo Jacinto e Beatriz Cantinho, Amélia Muje, Miguel Loureiro, João Brites, Olga Roriz, Carlos Marecos, João Mota, Giorgio Corsetti; produzidos por Teatro Nacional de S.Carlos, Teatro S.Luiz, Culturgest, Teatro Praga, Companhia Nacional de Bailado, Companhia de Teatro de Almada, Teatro Nacional D.Maria II, Citemor, Casa Conveniente, ZDB, Teatro O Bando, Teatro da Graça, Festival InTeatro/ Itália, TEUC, Teatro da Trindade.

Faz parte da Direção Artística da companhia de teatro Cão Solteiro, fundada em 1997, onde desenvolve projectos de teatro, desenha os figurinos de todos os espectáculos, cria ilustrações promocionais e é responsável pela criação e edição da série Cadernos de Imagem.

Partilhar