Marta Cordeiro

Endereço eletrónico | muitointeressante@gmail.com

Marta Maria Lopes Cordeiro nasceu em 1978, em Lisboa. Doutorou-se em Belas-Artes – especialização em Teoria da Imagem, com tese de título O Corpo como Imagem e As Imagens do Corpo na Contemporaneidade, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Concluiu, na mesma Instituição, o Mestrado em Pintura, com dissertação de título Do Corpo Orgânico ao Corpo Pós-Orgânico. Uma História de Fragmentações e a Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura.

Lecciona no Departamento de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema, Instituto Politécnico de Lisboa, no 1º, 2º e 3º ciclo. É, desde 2006, Professora Adjunta, tendo realizado Provas Públicas com dissertação de título O Desenho da Matéria na Cena Contemporânea.

É Directora do ramo de Design de Cena da Licenciatura em Teatro, Coordenadora da especialização em Design de Cena do Mestrado em Teatro e Coordenadora Científica da especialização em Produção do Mestrado em Teatro.

É investigadora integrada na Secção de Pintura do Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (CIEBA) da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Realiza investigação de pós-doutoramento, de título Depois da Imagem e da Palavra, a Imagem na FBA-UL, no Grupo de Investigação em Pintura do CIEBA.

Em paralelo, dedica-se à construção de adereços de grandes dimensões, para publicidade e eventos.

Dedica-se, também, à formação na área das Artes Plásticas, e tem colaborado com o Serviço Educativo do Museu Nacional de Arte Antiga.

É co-autora do programa de Projecto e Tecnologias do 11º e do 12º Ano, do Curso de Produção Artística, ministrado nas escolas públicas António Arroio e Soares dos Reis, do Ensino Artístico Especializado, desenvolvido pela Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação.

Participa em conferências no âmbito da Teoria da Imagem, destacando-se o Student Summer Symposium na University of Bristol, promovido pela Association of Art Historians; publica, entre outras, na revista Ars, New Media and Mass Communication, Domínios da Imagem, Mídia e Coitidiano, Revista Lusófona de Arquitectura e Educação, Revista de Estudos de Comunicação e colabora no site Jogos Florais.

Integra a comissão de redacção e a comissão de revisão científica da revista Dobra, alojada no IELT (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), na Linha de Investigação “Pensar com Artes”. É organizadora do livro GIRELA, Reflexões sobre Criação Artística, Formação e Legislação e coordenadora do catálogo MAPA, editados pelo Politécnico de Lisboa/ Escola Superior de Teatro e Cinema, consequência do projecto de investigação Girela (financiado pelo IPL), da qual é coordenadora.

 

(Este texto não foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Partilhar