Mestrado em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico

03_cartas_de_uma

Cartas de Uma Escrita Comum | Curta-metragem dos alunos da Licenciatura em Cinema | 2013

O Mestrado em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico, criado na sequência do Despacho do Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior de 23 de outubro de 2008, é um curso de formação avançada que passa a integrar as formações oferecidas pela Escola Superior de Teatro e Cinema — única instituição do Ensino Superior Público criada de raiz como escola destinada a formar profissionais altamente qualificados dos diferentes ramos do Teatro e do Cinema, em Portugal.

Este Mestrado, ministrado no Departamento de Cinema da ESTC, corresponde, em termos do modelo de organização do ensino decorrente do Processo de Bolonha, a uma formação ao nível do 2º ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, em conformidade com o estabelecido no Cap. III do Dec.- Lei 74/2006, de 24 de março.

De acordo com o Despacho nº 3869/2009, publicado no Diário da República nº 21, 2ª série, de 30 de janeiro, a estrutura curricular deste mestrado em Desenvolvimento de Projecto Cinematográfico, nas especializações de Narrativas Cinematográficas, Dramaturgia e Realização, e Tecnologias de Pós-Produção, tem a duração de dois anos letivos, organizados em quatro semestres e a valência internacional de 120 créditos ECTS. Assim:

a) O primeiro ano (semestres 1 e 2) é constituído por um conjunto de unidades curriculares, comuns a todos os alunos, fornecendo uma formação avançada aos licenciados em Cinema e /ou em áreas de formação afins, ou com experiência profissional relevante na área, bem como a licenciados em outras áreas científicas que desejam obter formação de 2º Ciclo em Cinema.

b) O segundo ano (semestres 3 e 4), constituído por dois momentos: o primeiro (semestre 3) em que o aluno opta por uma das três especializações - Narrativas Cinematográficas, Dramaturgia e Realização ou Tecnologias de Pós-Produção e frequentará as unidades curriculares previstas no plano de estudos e apresentará o plano de trabalho final que irá desenvolver e concluir durante o segundo momento (semestre 4) com a defesa pública do mesmo sob a forma de Relatório de Estágio, Projeto ou Dissertação.

ACREDITAÇÃO

A A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação  tem competência para avaliar e acreditar os ciclos de estudos em funcionamento, bem como os novos ciclos de estudos ministrados nas Instituições de Ensino Superior, conforme legislação em vigor.

Após o início do seu funcionamento, em 2009, todos os ciclos de estudos em funcionamento (CEF) do IPL foram objeto de acreditação preliminar ou de acreditação prévia, no caso dos novos ciclos de estudos (NCE) criados a partir de 2010, de acordo com o fixado no Regulamento dos procedimentos de avaliação e de acreditação das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos.

Os resultados dos processos de acreditação de CEF, de NCE e de ACEF, assim como os relatórios de autoavaliação, podem ser consultados a partir das hiperligações abaixo:

Mestrado em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico | Resultado do processo de acreditação | Relatório de autoavaliação