Mestrado em Teatro – especialização em Teatro e Comunidade

03_quem_te_ensinou_a_mentir

Quem te Ensinou a Mentir? | Exercício do 1.º ano do Mestrado em Teatro, especialização em Teatro e Comunidade, na ESTC | 2014

O Mestrado em Teatro e Comunidade está vocacionado para criadores, investigadores e profissionais que se interessam pelos processos e métodos do teatro enquanto instrumento privilegiado de intervenção e participação na e com a comunidade.

Esta formação de 2.º ciclo pretende promover o desenvolvimento artístico-cultural de todo o tecido social, por intermédio da criação de agentes qualificados, contribuindo para o surgimento de novas oportunidades de emprego nesta área de actuação.

Tendo como objectivo o desenvolvimento de trabalhos de projecto com qualidade e eficácia neste âmbito, construímos redes sociais de intervenção graças ao conhecimento que temos das comunidades envolventes, com as quais estabelecemos laços de cooperação e continuidade.

De entre as várias entidades parceiras, destaca-se a sinergia que mantemos com a Câmara Municipal da Amadora (Divisão de Intervenção Social e Educação), nomeadamente no Projecto Teatro de Identidades.

Esta especialização de mestrado da ESTC valoriza em especial a dimensão artística, bem como a pedagogia teatral, ao promover processos criativos nos diversos actores sociais, dando voz à comunidade.

As comunidades são simultaneamente finalidade e condição necessária que assiste ao processo criativo, proporcionando experiências de pluralidade e diversidade nos domínios éticos, estéticos e poéticos.

O curso tem como referencial teórico uma reflexão aprofundada em torno das ideias e das práticas artísticas e  cívicas contemporâneas. É tarefa decisiva o incentivo à constituição de percursos individuais, que permitirão aos mestrandos desenvolver várias linhas de acção em Teatro e Comunidade.

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA
Armando Nascimento Rosa

COORDENAÇÃO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICA
José Pedro Caiado

Partilhar