COMUNICADO | 19 de Março de 2020

À Comunidade escolar da ESTC,

Caros discentes, docentes e não docentes,

Espero que todos se encontrem bem de saúde e se mantenham bem.

Quero, antes de mais, agradecer-vos e felicitar-vos pelo incrível trabalho de cooperação na manutenção do atual funcionamento ESTC, cumprindo-se assim o desígnio duplo de participarmos coletivamente na prevenção de disseminação da COVID-19 e mantermos a comunidade ESTC ativa, coesa e funcional. Sabemos que nem tudo depende de nós, mas há muita coisa que depende de cada um e de nós, como comunidade escolar, e todos os dias descobrimos novas possibilidades de agir e interagir.

Porém, como é do conhecimento geral, a situação de evolução da pandemia, bem como das medidas quotidianas que têm sido tomadas, exige uma atualização das medidas e orientações, expressas no último comunicado que vos dirigi e no Despacho n.º 63/2020, do Presidente do IPL, ambos datados de 12 de março. Algumas dessas medidas e orientações já se encontram, aliás, em curso.

Assim, faço saber que:

o período de suspensão das atividades letivas presenciais se estende por tempo indeterminado;

– a suspensão das atividades académicas presenciais inclui orientações e a realização de provas académicas;

– a biblioteca está encerrada, embora a bibliotecária se encontre disponível para criar outras possibilidades de investigação que recorram a materiais e recursos online;

– a comunicação e colaboração entre as direções de ramos, as direções de ano, as coordenações de especializações e as direções de departamento são imprescindíveis para a criação de possibilidades de trabalho, a gestão de problemas e a antecipação de dificuldades ainda não previstas;

– uma vez que o funcionamento da ESTC está em curso, pelos meios possíveis, o calendário letivo mantém-se, ou seja, a pausa letiva da Páscoa verificar-se-á no calendário previsto, para cada um dos departamentos;

a secretaria e demais serviços associados estão encerrados e funcionam apenas em regime de atendimento online;

– as reuniões passarão a realizar-se por vide-conferência ou qualquer outro meio de comunicação online;

– a entrada imprescindível na escola é possível, mas deve ser comunicada previamente ( mcarlos@estc.ipl.pt, rfialho@estc.ipl.pt, presidente@estc.ipl.pt ), de modo a acautelar a abertura dos portões pelo serviço de segurança;

– os serviços concessionados da escola estão encerrados, exceto manutenção e limpeza.

Sendo certo que ainda não deixámos de ser escola, pelas contingências em que nos encontramos, estou certo de que continuaremos a sê-lo pelo tempo que for necessário, sabendo encontrar e imaginar soluções para nos apoiarmos mutuamente e descobrirmos outros modos de existência pedagógica e artística.

Pela minha parte e sei que falo em nome de toda a direção e serviços da ESTC, a disponibilidade é total para quem quer que seja e para o que for necessário.

Saudações cordiais,

David João Neves Antunes