Sara Franqueira

Endereço eletrónico | sfranqueira@estc.ipl.pt

Licenciada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, Mestre em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Doutoranda no Centro de Estudos de Teatro da FLUL. Investiga as relações e contaminações entre a cenografia e as artes plásticas assim como a experiência cenográfica na contemporaneidade, desenvolvendo comunicações, artigos e ensaios sobre estas matérias.

Foi assistente do cenógrafo José Manuel Castanheira, professora do 2º e 3º ciclo nas disciplinas de Educação Visual e Geometria Descritiva e colabora também na parceria Lado Esquerdo, direcionada para projetos de arquitetura, remodelações e interiores.

Leciona História e Teoria do Design de Cena na ESTC e concebe e realiza há vários anos uma série de actividades e formações sobre arte contemporânea, mediação artística e cenografia para diversos públicos e organismos.

É autora de mais de 50 espaços cénicos apresentados em espaços como o Teatro Meridional, o Espaço Ribeira, o Teatro Maria Matos, o Teatro Taborda, o Teatro da Trindade, o Teatro São Luiz, o Auditório Augusto Cabrita, o Teatro da Luz, o Auditório da Faculdade de Arquitectura, o Teatro Municipal do Barreiro, a Sociedade Guilherme Cossoul, o Museu da Marioneta ou o Centro Cultural da Malaposta.

Trabalha igualmente em projectos performativos e transdisciplinares de sua autoria, no desenvolvimento de espaços de exposição, em curadorias específicas ou como responsável pelo universo plástico no interior de outros projetos.

Foi coordenadora da secção Performative Space da Representação Oficial Portuguesa na Quadrienal de Praga e atualmente pertence à direção da APCEN- Associação Portuguesa de Cenografia. Foi mediadora convidada do programa “Arquitetura e Teatro – Dar Lugar ao Acontecimento” apresentado no 32º Festival de Almada e é co-fundadora de três companhias de teatro, o Rastilho – Grupo de Artes Representativas, a Vigilâmbulo Caolho – Companhia de Teatro, e a Casear – Criação de Teatro Documental.