Teresa Varela

Endereço eletrónico | tvarela@estc.ipl.pt

Teresa Varela nasceu em Lisboa, em 1976. Frequenta o Doutoramento em Educação Artística (PDEA), no Instituto da Educação da Universidade de Lisboa (IE), Faculdade de Belas Artes de Lisboa (FBAUL) e Faculdade de Belas Artes do Porto.

É investigadora colaboradora no Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (CIEBA), da Faculdade de Belas Artes de Lisboa (FBAUL), no Grupo de Educação Artística.

Com pós-graduação em Audiovisual e Multimédia – Cenografia 3D, pela Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), em Benfica, licenciou-se em Design de Interiores, pela Escola Superior de Artes Decorativas (ESAD) da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva e, em Design de Cena pela Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC).

Leciona na Licenciatura em Teatro, ramos de Design de Cena e de Produção, na Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC).

Entre 2015 e 2019 foi docente na Escola Artística António Arroio (EAAA), no curso de Produção Artística, nas especializações de Realização Plástica do Espetáculo (RPE) e de Cerâmica.

Entre 2011 e 2016, colabora nas produções e co-produções do Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII), em Lisboa, nas áreas de realização de cenografia, pintura cenográfica e construção de adereços.

Entre 2010 e 2017, cria, projeta e constrói cenografia e adereços para várias produções da Associação Grupo de Teatro os Aloés, na Amadora, destacando “O Envelope” (2011) e “O Saguão” (2010), ambos de Spiro Scimone.

 

De 2005 a 2009 trabalhou como projetista de AutoCad na empresa Ligações, entidade de produção de equipamento de luz, som, cenografia, equipamentos de arquitetura teatral. Responsável pela execução de projetos de desenho técnico para entidades públicas e privadas. Conceção e apresentação de projetos no âmbito de fornecimento e instalação de equipamento profissional de mecânica de cena e de iluminação, em espaços culturais, entre os quais destaca: Auditório do Museu de Portimão, Capela do Museu da Marioneta (Lisboa), Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (Leiria), Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), entre outros.

Colabora com várias entidades de espetáculo de cena, onde desenvolve trabalhos na área de cenografia, desenho técnico, adereços, marionetas, entre as quais salienta o Teatro Meridional, a Companhia de Teatro de Almada, a Comuna Teatro de Pesquisa, a Companhia da Outra – Brasil, Centro Cultural de Belém, Teatro Nacional de São Carlos;  além de trabalhos realizados com empresas de construção de cenografia: Cenycet, Leonel & Bicho, Carpintauto.

É sócia da Associação Portuguesa de Cenografia (APCEN).

 

 

 

Partilhar
Posted in sem categoria.