Teresa Mota

Endereço eletrónico | mteresamota@gmail.com

Licenciada em Artes Decorativas/Design de Interiores pela Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva. Leciona Desenho Técnico/Projeto desde 1990, no Curso de Teatro, ramo Design de Cena. Atualmente é Professor Adjunto Equiparado.

Trabalhou em gabinetes de arquitetura durante seis anos e em 1980 ingressou nos quadros da RTP onde esteve até 2000 desempenhando funções de Assistente de Cenografia e de Chefe de Serviço de Execução Cenográfica. Participou num vasto leque de programas nas áreas da informação, infantis e juvenis, ficção, recreativos e musicais, em estúdio e em exteriores. Como Assistente de Cenografia teve oportunidade de trabalhar com vários profissionais desta área, nomeadamente: Octávio Clérigo, António Casimiro, Eduardo Cruzeiro, João Vieira, Fernando Filipe, Costa Reis, Helena Reis, Moniz Ribeiro, Conde Reis, António Polainas entre outros.

Paralelamente e em regime liberal, desenvolveu também um número significativo de projetos de que se salientam: Cinema: À Flor do Mar filme de João César Monteiro (1985) - pesquisa de adereços e ambientação; Música: Vitorino no Coliseu dos Recreios (1985) - maqueta, construção e montagem do cenário de João Vieira; Exposições de Pintura: As imagens da escrita (1988) e O Silêncio chinês (1995) - Pintor João Vieira - conceção do espaço, construção e montagem no Museu de Arte Antiga e Ruínas do Chiado respetivamente; Televisão: Os olhos de água (2000) - projeto de execução com cenografia de António Casimiro e Miguel Sá Fernandes; Teatro: A Casa do Lago (2001), Musical My Fair Lady (2002) e A Rainha do Ferro Velho (2004) - projeto, supervisão de construção e coordenação de montagem em palco no Teatro Politeama;  Exposição Lúdico Pedagógica: Exposição Musas e Penates e Relógio de Sol (2003) no Portugal dos Pequenitos, Fundação Bissaya Barreto - cenografia, maqueta, projeto, construção e direção de obra. Projeto do Relógio de Sol do Arq. João Paulo Conceição e direção artística do Pintor João Vieira.

 

Partilhar