NEXOS INTERMEDIAIS: o estado impuro das artes

8 de Maio de 2024 - 10 de Maio de 2024
Escola Superior de Teatro e Cinema
Fátima Chinita

Conferência organizada pela Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa, como uma ode à impureza medial e artística. Estamos particularmente interessados em estudos de caso ou argumentação teórica sobre formas de arte enquanto media e as suas variadas e abundantes ligações, muito para além das relações dualistas que são a condição mínima de intermedialidade (ou seja, da inter-relação entre formas de arte).

Línguas da conferência: inglês e português

Página da conferência: https://intermedialconnections.estc.ipl.pt

Tópicos sugeridos (entre muitos outros possíveis):

·         Concepções de media, intermedialidade, cross-media.

·         Mediação, remediação, transmediação.

·         Hibridismo, fronteiras entre media, miscigenação, fusão.

·         Formas de arte como meios qualificados, meios como veículos artísticos.

·         Primórdios das práticas interartísticas / intermediais.

·         Casos interartísticos ao longo da história.

·         Problemática da especificidade medial no seio da intermedialidade.

·         Casos de fusão artística.

·         Novas linguagens artísticas geradas por combinação de artes.

·         Artes expandidas e pós-mediais.

·         Adaptação ou expressão narrativa nas artes.

·         Ekphrasis audiovisual ou performativa.

·         Sensorialidade nas artes e objectos artísticos.

·         Espaço e tempo nas artes.

·         Movimento e ritmo vs. estatismo nas artes.

·         Visualidade vs. performatividade.

·         Propriedades artísticas.

·         Adesão espectatorial e imersão.

Oradores convidados:

Ágnes Pethő – Sapientia Hungarian University of Transylvania (Roménia) .

Autora de Cinema and Intermediality. The Passion for the In-Between (2011). Editora de Caught In-Between. Intermediality in Contemporary Eastern European and Russian Cinema (2020), The Cinema of Sensations (2015), Film in the Post-Media Age (2012), Words and Images on the Screen. Language, Literature, Moving Pictures (2008).

Chiel Kattenbelt – Utrecht University (Países Baixos).

Co-editor de Mapping Intermediality in Performance (2010), Intermediality in Theatre and Performance (2006).

Paulo Filipe Monteiro - Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

Full Professor in Communication, Arts and Culture at the New University of Lisbon, where he founded the MA in Performing Arts and is the coordinator of the branches of Performance Languages and Communication and Arts, of the PhD. degree in Communication Sciences of said university.

Submissão:

Convidamos à submissão de propostas para uma apresentação oral de 20 minutos. As comunicações podem ser submetidas individualmente ou em painel pré-constituído por três apresentações. No entanto, se durante a conferência um membro de um painel ficar impossibilitado de apresentar a sua comunicação, teremos de redistribuir os restantes oradores por diferentes painéis ou cancelar o painel na íntegra.

Esta conferência é essencialmente presencial, pois pretendemos desencadear uma (pro)fusão de intercâmbios intermediais entre investigadores. Porém, uma pequena quota (20% do total de apresentações) será destinada a comunicações remotas, atribuível apenas a investigadores afiliados em instituições académicas de fora da Europa. Não serão aceites painéis na modalidade de apresentação remota.

A proposta deve conter um resumo (no máximo 500 palavras), 5 palavras-chave, pelo menos 3 referências bibliográficas e uma pequena biografia do/a autor/a (no máximo 250 palavras). Enviar para Fátima Chinita (chinita.estc@gmail.com).

Taxa de inscrição:

(Inclui pausas para café, um almoço ligeiro e jantar da conferência)

Investigadores: 120 €

Estudantes: 60 €

Apresentações remotas: 80 €

Data limite para submissões: 5 de Fevereiro de 2024 (segunda-feira)

Divulgação dos resultados: 12 de Fevereiro de 2024 (segunda-feira)

(Poderão ser dadas respostas antecipada para efeitos de obtenção de financiamento junto de centros de investigação ou entidades académicas, caso a submissão também seja efectuada com antecedência).

Data limite para inscrição na conferência: 15 de Março de 2024 (sexta-feira)

Publicação:

Tencionamos publicar uma selecção de artigos baseados nas comunicações apresentadas na conferência, sob a forma de um número especial de revista académica e/ou uma colectânea em contexto internacional. Ambas as línguas da conferência serão contempladas.