A Escola Superior de Teatro e Cinema manifesta o seu pesar pelo falecimento do realizador de cinema António-Pedro Vasconcelos.

A sua filmografia, iniciada antes de 25 de Abril de 1974, resumiu-se a doze longas-metragens de ficção e a um par de documentários.

Deve-se-lhe um dos êxitos de bilheteira e da crítica mais significativos do cinema português, “O Lugar do Morto” (1984), a par de obras de assinalável impacto comercial como “Jaime” (1999) ou “Call Girl” (2007).

António-Pedro Vasconcelos foi professor na Escola de Cinema do Conservatório Nacional, na Universidade Moderna de Lisboa e na Escola de Actores. Presidiu ao Grupo de Trabalho do Livro Verde para a Política do Cinema e Audiovisual. Dirigiu a Associação Portuguesa de Realizadores e a Associação de Realizadores de Cinema e Audiovisuais, assim como o Secretariado Nacional do Audiovisual. A par do cinema, foi também crítico de literatura e de cinema, cronista e comentador televisivo.

apv

Fotografia utilizada de António-Pedro Vasconcelos na década de 1990 PAULO RICCA/ARQUIVO