Skip to main content
Dep_Cinema
Dep_Cinema

Departamento de Cinema

  • LICENCIATURA  EM CINEMA 
  •  O plano de Licenciatura que agora se apresenta, como resultado da adequação ao Processo de Bolonha, assenta nos seguintes   princípios:

  1. Ter na devida conta a experiência acumulada, em que é possível identificar “constâncias” suficientemente sólidas e testadas para as eleger como boas práticas;

  2. Tomar as 6 áreas chave consagradas pela indústria cinematográfica e que as escolas congéneres de referência adotam – Argumento, Produção, Realização, Imagem, Montagem, Som – como estruturantes das variantes de formação oferecidas; em termos de desenho curricular aparecem organizadas em dois triângulos: o primeiro, focalizado no design do projeto, em cujos vértices estão o Argumento, a Produção e a Realização, visa o desenvolvimento das capacidades de conceção, planeamento e direção criativa de um projeto; o segundo, de natureza mais performativa, cujos vértices são ocupados pela Imagem, Montagem e Som, assenta no desenvolvimento de competências técnicas e artísticas, aplicadas na execução de projetos cinematográficos, nas suas diferentes fases de produção.

  3. Afirmar que a vocação primeira de um curso de Cinema, ministrado por uma escola de criação artística, é aliar aquelas duas vertentes de formação: a focalizada no design do projeto (o saber conceber) e a virada para performance (o saber fazer), articulando-as de forma flexível, mas permanente, ao longo de todo o plano de estudos; visando-se que cada aluno faça a experiência de passar de uma a outra, de forma criticamente mediada, numa perspetiva histórica, estética e poética, através da informação e reflexão proporcionadas pela área de Estudos.

  4. Garantir que a aluno, dentro de certos limites, ditados pela própria natureza do ensino, nomeadamente a importância dada ao trabalho em equipa, tem a possibilidade de, em dois momentos sucessivos “afinar a escolha” do seu perfil de “formação de saída”.


  •  MESTRADO DESENVOLVIMENTO DE PROJETO CINEMATOGRÁFICO

  •  Este Mestrado corresponde, em termos do modelo de organização do ensino decorrente do Processo de Bolonha, a uma formação   ao nível do 2º ciclo de estudos conducente ao grau de mestre.

  1. O quadro de formações oferecidas pelo Departamento de Cinema da ESTC ganha, a partir do ano letivo 2009/2010, uma nova dimensão com a entrada em funcionamento (de acordo com o Despacho 3869/2009, publicado no Diário da República n.º 21, 2.ª série, de 30 de janeiro), do mestrado em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico que, integrando na sua estrutura curricular as especializações de Narrativas Cinematográficas, Dramaturgia e Realização, e Tecnologias de Pós-Produção, tem a duração de dois anos letivos, organizados em quatro semestres, com a valência internacional de 120 créditos ECTS.

  2. O primeiro ano (semestres 1 e 2) é constituído por um conjunto de unidades curriculares, comuns a todos os alunos, fornecendo uma formação avançada aos licenciados em Cinema e /ou em áreas de formação afins, ou com experiência profissional relevante na área, bem como a licenciados em outras áreas científicas que desejam obter formação de 2º Ciclo em Cinema.

  3. O segundo ano (semestres 3 e 4), constituído por dois momentos: o primeiro (semestre 3) em que o aluno opta por uma das três especializações - Narrativas Cinematográficas, Dramaturgia e Realização ou Tecnologias de Pós-Produção e frequentará as unidades curriculares previstas no plano de estudos e apresentará o plano de trabalho final que irá desenvolver e concluir durante o segundo momento (semestre 4) com a defesa pública do mesmo sob a forma de Relatório de Estágio, Projeto ou Dissertação.

Acreditação

A A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação tem competência para avaliar e acreditar os ciclos de estudos em funcionamento, bem como os novos ciclos de estudos ministrados nas Instituições de Ensino Superior, conforme legislação em vigor.

Após o início do seu funcionamento, em 2009, todos os ciclos de estudos em funcionamento (CEF) do IPL foram objeto de acreditação preliminar ou de acreditação prévia, no caso dos novos ciclos de estudos (NCE) criados a partir de 2010, de acordo com o fixado no Regulamento dos procedimentos de avaliação e de acreditação das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos.

Os resultados dos processos de acreditação de CEF, de NCE e de ACEF, assim como os relatórios de autoavaliação, podem ser consultados a partir das hiperligações abaixo.

 

Licenciatura em Cinema >> Resultado do processo de acreditação | Relatório de autoavaliação

Mestrado em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico | Resultado do processo de acreditação | Relatório de autoavaliação