Skip to main content
DSC02673_0.JPG

Alumni ESTC | Cinema

  • O Departamento de Cinema da ESTC é, desde meados dos anos 80, o herdeiro dessa escola que contou entre os seus fundadores e primeiros professores com realizadores e outros profissionais vindos do Novo Cinema português. Na renovação do seu corpo docente, incluiu muitos dos que nela se formaram no pós-25 de Abril e que, pertencendo a sucessivas gerações de realizadores, produtores, argumentistas, ou trabalhando na imagem, no som ou na montagem, juntamente com outros que permanecem na atividade profissional, participam da aventura de fazer o cinema português de hoje.

  • Na sequência da instalação da ESTC na Amadora, o curso de Cinema, no quadro do ensino politécnico, reafirma-se a natureza de escola de criação artística, que alia duas vertentes de formação: uma ao nível da licenciatura, capaz de habilitar os alunos para o exercício de funções de execução técnica e artística de objetos cinematográficos e audiovisuais; outra, ao nível do mestrado, intervindo de forma articulada no campo da autoria e da direção artística de projetos.

  • Filmes premiados em festivais nacionais e internacionais, documentários e projetos cinematográficos produzidos e realizados por estudantes da Escola Superior de teatro e Cinema (ESTC) são exibidos gratuitamente à comunidade, nas instalações da Escola, mas também na Cinemateca, Teatro, Museus e outros espaços públicos / iniciativas privadas. 

  • Jovens realizadores, licenciados pela ESTC, são todos os anos premiados em festivais de renome, em Portugal e no estrangeiro. A título de exemplos mais recentes, podemos referir "Balada de um Batráquilo" de Leonor Teles, que conquistou o Urso de Ouro no Festival de Berlim, em 2016; e "Rafa", da autoria de João Salaviza, foi premiado em 2012 com o mesmo prémio.

 

É essa história que brevemente iremos começar a contar. 

Queremos conhecer a sua experiência na Escola Superior de Teatro e Cinema | comunicacao.imagem@estc.ipl.pt

 

Área de Apoio ao Estudante e Diplomado: aaed@sp.ipl.pt