Skip to main content
banner docentes
banner docentes
Marta Cordeiro
Email:
mcordeiro@estc.ipl.pt
Posição:
Professora Adjunta
Gabinete:
Directora do ramo de Design de Cena da Licenciatura em Teatro
Currículo

Marta Cordeiro nasceu em 1978, em Lisboa. Doutorou-se em Belas-Artes – especialização em Teoria da Imagem, com tese de título O Corpo como Imagem e As Imagens do Corpo na Contemporaneidade, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Concluiu, na mesma Instituição, o Mestrado em Pintura, com dissertação de título Do Corpo Orgânico ao Corpo Pós-Orgânico. Uma História de Fragmentações e a Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura.

Lecciona na Licenciatura e no Mestrado e, também, no Doutoramento em Artes e da Imagem em Movimento (Instituto Politécnico de Lisboa e Universidade de Lisboa). É, desde 2006, Professora Adjunta, tendo realizado Provas Públicas com dissertação de título O Desenho da Matéria na Cena Contemporânea.

 

É Directora do ramo de Design de Cena da Licenciatura em Teatro.

É Presidente da Comissão Técnico-Científica do Departamento de Teatro e Vice-Presidente do Conselho Técnico-Científico da ESTC. É membro da Comissão Científica do Doutoramento em Artes e da Imagem em Movimento.

É investigadora integrada no CIEBA onde realiza investigação de pós-doutoramento, de título Depois da Imagem e da Palavra, a Imagem.

 É co-autora do programa de Projecto e Tecnologias do 11º e do 12º Ano, do Curso de Produção Artística das escolas António Arroio e Soares dos Reis.

 

Publica na revista Ars, New Media and Mass Communication, Domínios da Imagem, Mídia e Coitidiano, Revista Lusófona de Arquitectura e Educação, Revista de Estudos de Comunicação, Forma de Vida.

Integra a Comissão Editorial da revista Dobra, Revista Internacional de Investigação sobre Literatura, Artes e Design.

É organizadora do livro GIRELA, Reflexões sobre Criação Artística, Formação e Legislação, editado pelo Politécnico de Lisboa/ Escola Superior de Teatro e Cinema, consequência do projecto de investigação Girela, da qual foi coordenadora.

Foi investigadora do projecto Polifonia e Contraponto e do projecto Luz-imagem como médium/ Laboratório de Iluminação Cénica, financiados pelo ID&CA, IPL.