Skip to main content
banner docentes
banner docentes
Ricardo Guerreiro
ricardo-guerreiro
Email:
rguerreiro@estc.ipl.pt
Posição:
Professor Adjunto Convidado
Gabinete:
Área de Som - Licenciatura em Cinema
Currículo

Ricardo Guerreiro (Lisboa, 1975)

Desenvolve a sua actividade artística predominantemente no âmbito da música electroacústica, enquanto compositor, intérprete, improvisador ou assistente musical.

Tem um particular interesse pela composição e integração de som sintético generativo na expressão musical/sonora, quer na sua fixação com elementos provenientes de field-recording ou performativamente, no âmbito de formações instrumentais mais convencionais. Colaborou com diferentes músicos na composição de situações performativas de contexto diversificado, representadas em várias edições discográficas (editoras Crónica, Creative Sources e b-boim).

A sua aproximação ao som tem sido progressivamente influenciada pelas disciplinas clássicas das denominadas ‘artes visuais’, nomeadamente o desenho, a pintura e a escultura. Uma maior consciencialização desta relação tem-no levado a privilegiar musicalmente características como a textura sonora de fundo (o silêncio pós-Cage), o sentido de escala (tempo, durações, proporções), a morfologia interna da matéria sonora implicada, bem como a encenação formal dos diferentes elementos sonoros.

Fez música e sound design para filmes de Maria Mire (Parto sem Dor; Clandestina) e Rui Simões (Primeira Obra).

Investigador no CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical) da FCSH da Univ. Nova de Lisboa, é doutorado em Ciência e Tecnologia das Artes, com especialização em Informática Musical / Computer Music (2015) pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto.

Licenciou-se em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa (2000), em Música Electrónica (2004) pelo Conservatorio di Musica Benedetto Marcello di Venezia, Itália e em Ciências Musicais (2007) pela Universidade Nova de Lisboa.

Frequentou os seminários semestrais de Estética (2001) e de Iconologia (2004) com Giorgio Agamben, respectivamente nas Universidades de Verona e Veneza. Participou em seminários e workshops de composição musical em Lisboa, Porto, Aveiro, Paris (IRCAM - ’99), Darmstadt ('98 e 2000), Veneza e Barcelona.

É Professor na Escola Superior de Teatro e Cinema e na Escola Superior de Comunicação Social, ambas do Instituto Politécnico de Lisboa.

Criou o ‘Laboratório de Som e Composição’ no ‘Curso de Cinema / Imagem em Movimento’ no Ar.Co (Centro de Arte e Comunicação Visual), escola com a qual tem vindo a colaborar desde 2004.

Links - ricardoguerreiro.net