Skip to main content
banner docentes
banner docentes
Manuel Guerra
Manuel Guerra
Email:
mguerra@estc.ipl.pt
Posição:
Assistente Convidado
Gabinete:
Área de Estudos - Licenciatura em Cinema
Currículo

Nasceu em Lisboa, em 1991.


Lecciona a unidade curricular «Cinematografias VI — A Escola Portuguesa» da Licenciatura em Cinema da ESTC.


Professor da disciplina de «Imagem e Som» do curso de Comunicação Audiovisual da Escola Artística António Arroio, dinamiza o Cineclube desta instituição de referência do Ensino Artístico Especializado, projecto que, em articulação com diferentes realizadores, produtores, distribuidores e exibidores de cinema português, e o apoio do Plano Nacional de Cinema, tem procurado dar a ver o património das imagens em movimento e as práticas cinematográficas contemporâneas, bem como promover a renovação do olhar e a criação.


Frequentou o Doutoramento em Artes – Artes Performativas e da Imagem em Movimento ministrado pela Universidade de Lisboa, em colaboração com o Instituto Politécnico de Lisboa, iniciando os trabalhos para a elaboração de uma dissertação intitulada «Da Atenção Ardente», centrada no filme Jaime (1974), de António Reis, e na obra poética do autor. Pós-graduado em Filosofia, na área de especialização de Estética, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, licenciou-se em Cinema, na área de Realização, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Em âmbito curricular, realizou filmes distinguidos em diferentes festivais.


Com José Bogalheiro, coordenou a edição de Descasco as Imagens e Entrego-as na Boca – Lições António Reis (Lisboa: Documenta, 2020), livro que reúne textos revistos e aumentados apresentados por José Bogalheiro, Maria Filomena Molder, Nuno Júdice e o próprio na homenagem a António Reis realizada na ESTC, em 2018, bem como uma nota biográfica de António Reis da autoria de Fátima Ribeiro e um projecto fotográfico de Maria Patrão.


Foi bolseiro do Seminário Internacional sobre Cinema Documental «Doc’s Kingdom – Ideia de uma Ilha», realizado nas ilhas do Faial e do Pico, Açores, em 2013. Tem participado como júri e orador convidado em iniciativas na área do Cinema.


Na juventude foi co-fundador de uma associação de promoção cultural e cívica com intervenção centrada em Corroios, freguesia do concelho do Seixal onde cresceu. Eleito da Assembleia de Freguesia de Corroios (2021-2025), presidiu a esse órgão autárquico no mandato de 2017 a 2021. Integra a Comissão do Núcleo do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa | Federação Nacional de Professores na Escola Artística António Arroio. Em 2020, foi eleito representante do pessoal docente do ensino secundário público no Conselho Municipal de Educação de Lisboa.


 

(Este texto não foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)