Skip to main content
Programa

Notas biográficas das convidadas

 

Catarina Mourão

Catarina Mourão estudou Música, Direito e Cinema (Mestrado na Universidade de Bristol e Doutoramento pela Universidade de Edimburgo, bolseira da FCT em ambos). Fundadora da AporDOC (Associação pelo Documentário Português). Dá aulas de Cinema e Documentário desde 1998 em diferentes Licenciaturas e Mestrados. Em 2000 cria com Catarina Alves Costa a Laranja Azul, produtora independente de cinema. É neste contexto que realiza os seus filmes que têm sido sempre premiados e exibidos em festivais internacionais e distribuídos em sala e na televisão.

As suas áreas principais de investigação são o documentário, a memória, o sonho, o arquivo e a autobiografia. É docente no mestrado de Artes e Multimédia da FBAUL, colabora também com o curso de som e imagem da ESAD C.R. e com a FCSH.

 

Margarida Cardoso

Margarida Cardoso estreia-se em 1996 como realizadora com a curta-metragem Dois Dragões. Seguem-se Natal 71, Kuxa Kanema - O Nascimento do Cinema,  A Costa dos Murmúrios pelo qual é galardoada em vários festivais e obtem o reconhecimento internacional, e Yvone Kane, nos quais a realizadora explora a temática colonial e pós-colonial, a partir da memória e dos sentimento de perda e culpa. ]

Paralelamente à carreira como realizadora, é desde 2005, professora de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia na Universidade Lusófona de Lisboa. É também tutora no mestrado Docnomads na The Mobile Film School.