Skip to main content
banner docentes
banner docentes
Miguel Valverde
MV
Email:
mvalverde@estc.ipl.pt
Posição:
Professor Assistente Convidado
Currículo

Miguel Valverde é licenciado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, vertente de Ciências Jurídicas, e um dos fundadores, assim como director e programador do IndieLisboa, Festival Internacional de Cinema, tendo coordenado a competição internacional de curtas metragens, assim como feito parte dos comités de selecção das secções Competição Internacional, Silvestre, Indiejúnior, Director’s Cut e Novíssimos. Desde 2007 que é o responsável pela Competição Portuguesa do IndieLisboa, que ao longo dos anos dos últimos anos tem revelado a maioria dos principais novos cineastas portugueses, como João Salaviza ou Gabriel Abrantes, assim como Miguel Gomes cuja primeira longa metragem foi apresentada em competição no 1º IndieLisboa. É ainda membro do comité da secção Rizoma, uma secção que privilegia cineastas de renome, obras vanguardistas e ainda, filmes que reflectem politicamente sobre os nossos dias. Foi ainda responsável por várias retrospectivas organizadas pelo festival de cineastas contemporâneos, desde logo, Jay Rosenblatt, Edgar Pêra, Jonathan Vinel e Caroline Poggi, Mati Diop, Jean-Gabriel Périot, Patrick Jolley, Claire Simon, Sarah Maldoror e Jia Zhangke.

É fundador da Portugal Film – Agência Internacional de Cinema Português, sendo actualmente um dos seus directores, responsável pelo acompanhamento de filmes e pelas vendas internacionais. Actualmente conta com um catálogo de mais de 120 filmes portugueses (entre longas e curtas metragens), com presenças regulares em festivais como Berlim (Teresa Villaverde, João Canijo, Paula Tomás Marques, Leonor Teles, Catarina Vasconcelos, Rita Azevedo Gomes, Jorge Jácome, David Pinheiro Vicente), Roterdão (Sandro Aguilar, José Filipe Costa, Alexander David, Leonardo Mouramateus), Cannes (Paulo Carneiro, Gabriel Abrantes, Inês Nunes, Duarte Coimbra, Pedro Pinho, Falcão Nhaga, Isadora Neves Marques), Locarno (Marta Mateus, João Botelho), Veneza (Luciana Fina, Gabriel Abrantes), só para citar alguns. Criou ainda a No Comboio Produções, que, para além de produtora (produziu a longa metragem Aqui, em Lisboa, dirigida por Gabriel Abrantes, Marie Losier, Denis Côté e Dominga Sotomayor), é fundamentalmente uma distribuidora de filmes portugueses e estrangeiros em Portugal, tendo lançado nos últimos anos “A Metamorfose dos Pássaros” de Catarina Vasconcelos, “Viagem ao Sol” de Susana de Sousa Dias e Ansgar Schäffer, “A Savana e a Montanha” de Paulo Carneiro, o programa de curtas metragens portuguesas “Que Mulheres serão Estas?” e os estrangeiros Crossing – A Travessia, Eu Não Sou Tudo o Que Gostaria de Ser e, em breve, irá estrear de Hong Sang-Soo A Traveller’s Need.

Ao longo da sua carreira tem sido formador, professor (desde as áreas de argumento e escrita criativa passando pelos Direitos de Autor, promoção e distribuição de cinema e ainda história do cinema). Tem sido jurado nos mais diversos festivais internacionais e prémios (entre eles nos Festivais de Valdivia, CPH DOXS, Sarajevo, Winterthur, Hamburgo), ajudando a criar iniciativas fundamentais (e sendo ainda hoje o seu principal responsável) como o Fundo de Apoio ao Cinema (para apoio a filmes em pós-produção) e as Lisbon Talks, onde se discutem temáticas relevantes do cinema contemporâneo. Foi ainda produtor do filme colectivo Aqui, em Lisboa, co-realizado por autores internacionais e realizou duas curtas metragens Engine e Loups, apresentadas em vários festivais de cinema e instituições relevantes como e Centre Georges Pompidou (França) e o Eyebeam (Nova Iorque, EUA).