Skip to main content

O docuficção Pássaro Azul (29’), realizado por Miguel Munhá, que concluiu o Mestrado em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico, na especialização em Realização, na ESTC, foi selecionado para a competição oficial de curtas-metragens do Warsaw Film Festival (WFF), um dos 15 festivais internacionais reconhecidos pela FIAPF ao lado de Cannes, Veneza, Berlim, San Sebastián ou Tóquio. A estreia mundial terá lugar a 16 de outubro de 2025, em Varsóvia.

Pássaro Azul é uma co-produção da Jângal Studios e da DuplaCena, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Instituto do Cinema e Audiovisual Português (ICA). O filme, que cruza documentário, ficção e experimentalismo, foi rodado na Ilha da Culatra (Algarve) e parte de uma reflexão íntima do realizador sobre a ansiedade, a memória e as suas raízes familiares.

Além da presença em Varsóvia, Pássaro Azul foi também selecionado para o DOK Leipzig Market, uma das mais relevantes plataformas de mercado internacionais para cinema documental, reforçando o seu potencial de circulação e coprodução.

O projeto conta ainda com a participação de outros ex-alunos da ESTC:

  • João Cachola, ator principal e coargumentista;

  • Marta Simões, responsável pela direção de fotografia;

  • Júlio Pereira, na direção de som.