Skip to main content
banner teatro
banner teatro

Design de Cena

Bachelor in Theatre

A Licenciatura em Teatro – ramo Design de Cena (Artes Visuais) promove a formação e a investigação em torno da plasticidade da cena.

Aposta no trabalho laboratorial e no desenvolvimento de projetos, para que cada aluno encontre as suas linguagens e interesses. 

Ao longo do curso, existem exercícios individuais e exercícios coletivos, alguns dirigidos à conceção de cenografias e figurinos, outros de cruzamento entre as artes plásticas e as artes performativas e, ainda, projetos que integram alunos de design de cena, atores e produtores, em que se criam e apresentam publicamente espetáculos na escola e em teatros da cidade de Lisboa.

Durante a licenciatura, existe igualmente a possibilidade de realizar estágios em companhias de teatro, produtoras de televisão ou cinema e, também, a oportunidade de participar em projetos de âmbito internacional, em colaboração com escolas e teatros portugueses, espanhóis e franceses.

As unidades curriculares dividem-se entre projeto, desenho, teorias e histórias (teatro e artes visuais) e tecnologias, existindo uma forte componente técnica, que permite aos alunos construir as suas propostas e responder aos vários desafios artísticos e profissionais.

O curso conta com a colaboração de encenadores e outros artistas no desenvolvimento de projetos e seminários específicos e experimentais. Trabalha, essencialmente, o universo da cenografia e figurinos em teatro e artes performativas, mas abre-se ao cinema, à televisão e às artes plásticas.

Desenvolve competências em projeto de cenografia e figurinos, desenho, adereços, escultura, costura, iluminação, softwares gráficos, autocad, instalação artística, maquilhagem e caracterização, entre outros. Como saídas profissionais, destaca-se o trabalho de criação e construção em cenografia, figurinos e adereços (teatro, televisão e cinema) e a criação ou integração em coletivos de artes performativas. Alguns dos antigos alunos formaram coletivos que são hoje referência da criação teatral, outros dedicam-se a áreas tão diversas como a maquilhagem, a caracterização, as artes plásticas, a ilustração, o design de moda, a tatuagem, o cinema de animação e o ensino das artes. 

 

Ramo de DESIGN DE CENA > candidaturas >