António Polainas

Endereço eletrónico | antonio.polainas@sapo.pt

Licenciado em Arquitetura pela ESBAL, trabalha na RTP como quadro superior desempenhando atualmente a função de responsável da área de imagem e criativo principal de Cenografia.

Especialista em Teatro-Design de Cena pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), Mestre em Teoria de Arquitetura pela Universidade Lusíada, Diplomado em Estudos Avançados (DEA) pela Universidade Sevilha e Doutor em Arquitetura pela Universidade Beira Interior (UBI).

Tem desenvolvido trabalhos de arquitetura e cenografia, com especialização em estúdios de Informação, em Portugal, Espanha, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe e Timor (cerca de 750 trabalhos).

Investigador pelo centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design (CITAD) e colaborador no Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM) e no CIEBA, Escala Superior de Belas Artes de Lisboa.

Os temas específicos principais abrangidos pelas suas áreas de pesquisa, são: Arquitetura, Audiovisual, Imagem e televisão.

Membro da Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa é sócio fundador da Associação Portuguesa de Cenografia (APCEN) e Membro do International Board of the Experts of the Foundation Life Beyond Tourism.

É docente universitário desde 1999, tendo lecionado em licenciaturas e mestrados de Arquitetura, Desenho, Design de Cena, Tecnologias e Cenografia Virtual, encontrando-se atualmente como professor convidado na Escola Superior de Teatro e Cinema.

Tem participado em várias conferências internacionais sobre Arquitetura e Cenografia em Portugal, Polónia, Itália e Moçambique.

Tem habilidades e competências artísticas nas áreas de Desenho Artístico e Fotografia com exposições em Lisboa e em Moçambique.

 

Partilhar