Passar para o conteúdo principal
DSC03039.JPG

Conselho Técnico-Científico | Projetos de Investigação

Conselho Técnico-Científico | Projetos de Investigação
  • 2021-2024, Projecto NOS/NOUS, programa Programa Erasmus+ – Ação-Chave 2 - Setor Ensino Superior. Foi submetida e aprovada a candidatura ao programa Programa Erasmus+ – Ação-Chave 2 - Setor Ensino Superior, intitulada: Projecto NOS/NOUS. O projeto tem como parceiros quatro escolas superiores artísticas, quatro teatros nacionais e conta com um observador: IPP-ESMAE – Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Portugal); ENSATT – L’École Nationale Supérieure des Arts et Techniques du Théâtre (Lyon, France); Escola Superior de Arte Dramática de Galicia (Spain); TNDMII – Teatro Nacional Dona Maria II (Portugal); TNSJ – Teatro Nacional de São João (Portugal);  LES Célestins – Les Célestins Théâtre de Lyon (France); ESAD – AGADIC - AXENCIA GALEGA DAS INDUSTRIAS CULTURAIS (Spain); observer partner schools: HFMT – Hochschule für Musik und Theater Hamburg (Germany).

 

  • 2020 - presente, Laboratório U!REKA LAB: URBAN COMMONS, em conjunto com as escolas Amsterdam University of Applied Sciences, Frankfurt University of Applied Sciences, Hogeschool Gent, Metropolia University of Applied Sciences. O projeto é financiado pelo programa de cofinanciamento nacional DAAD e pelas instituições parceiras da rede U!REKA e pretende comparar diferentes abordagens sobre o que os conceitos de 'urban commons' e 'commoning' podem significar nas cidades do futuro. Organiza conferências e programas de escolas de Verão.  

 

  • 2021-22,  projeto de investigação Ensaio de Construção — Cenografia, Teatro e Materialidade, financiado no âmbito da 6.ª edição do Concurso de Projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação & Criação Artística financiados (IDI&CA) pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

 

  • 2019-20, Projeto de Investigação Luz-imagem como médium/ Laboratório de Iluminação Cénica, financiado pelo Gabinete de Projetos Especiais e Inovação (GPEI) do IPL. Exposição “Explode Coração. Uma instalação cenográfica”, apresentada na galeria da Biblioteca FCT NOVA, Março 2020. Publicação de catálogo, EXPLODE CORAÇÃO. UMA INSTALAÇÃO CENOGRÁFICA. Monte da Caparica: Biblioteca FCT NOVA, 2020. Criação de um site dedicado | https://sites.google.com/view/limlic/home.

 

  • 2018 – 2019, Liderança do projeto “Entrepreneurial Challanges to Theater Higher Education”, financiado pelo programa KA2, Erasmus +, em conjunto com as escolas Den Danske Scenekunstskole da Dinamarca, Guildhall School of Music and Drama do Reino Unido, Hochschule für Musik und Theater Hamburg da Alemanha, LMTA Lithuanian Academy of Music and Theater da Lituânia e a Fondazione Teatro di Pisa de Itália. https://ecthec-erasmusmais.ipl.pt/

 

  • 2018-19, Projeto de Investigação O Fado é estranha alegria, financiado pelo Gabinete de Projetos Especiais e Inovação (GPEI) do IPL e pelo Fundo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores. Duplo CD áudio O Fado é estranha alegria, direção musical do maestro Mário Rui Teixeira, com edição digital pela Cd Baby, 2019, e documento escrito que inclui a totalidade das líricas. O projeto contou até ao momento com dois concertos de apresentação: em 31/7/2019, no Omnibus Theatre de Londres (integrado no Festival Out of the Wings, de Dramaturgia ibero-americana em tradução, promovido pelo King's College, de Londres), numa parceria com o guitarrista Bernardo Martins; e em 8/9/2019, no Teatro Municipal Garcia de Resende, em Évora, com o maestro e pianista Mário Rui Teixeira, num concerto solidário com receitas inteiramente a favor da Associação de Solidariedade Social Pão e Paz. http://hdl.handle.net/10400.21/10698

 

  • 2018-19, Projeto de Investigação Polifonia e Contraponto – Crítica e Reflexão no Espaço Cénico, financiado pelo Gabinete de Projetos Especiais e Inovação (GPEI) do IPL. CALIXTO, João (Org.) – Polifonia e Contraponto. Heiner Goebbels – As Conferências de Lisboa. Lisboa: Politécnico de Lisboa |Escola Superior de Teatro e Cinema, 2019. ISBN 978-972-9370-35-9.pp. 61-68. (edição bilingue).

    Livro apresentado por António Lagarto, João Pedro Vaz e João Calixto, 28 de Maio de 2019, Culturgest, Lisboa.

    http://hdl.handle.net/10400.21/10129.

  • Apresentação do projecto de criação FALSO, Março de 2019 na Escola Superior de Teatro e Cinema.

    ESPADA, José ; CALIXTO, João ; CORDEIRO, Marta (coord.) - FALSO. Lisboa: Politécnico de Lisboa |Escola Superior de Teatro e Cinema, 2019.

    http://hdl.handle.net/10400.21/10132.

 

  • 2017-18, Projeto de Investigação O Piano em Pessoa, financiado pelo Gabinete de Projetos Especiais e Inovação (GPEI) do IPL. Edição do CD áudio O Piano em Pessoa, edição da Tradisom, com apoio do IPL e da Casa Fernando Pessoa (masterização do maestro Mário Rui Teixeira), e livreto; Realização de um concerto no Auditório da Casa Fernando Pessoa /EGEAC (parceira do projeto) no dia 13 de junho de 2018, no contexto das iniciativas em torno do aniversário do nascimento do poeta.​​​​​    http://hdl.handle.net/10400.21/8660

 

  • 2017-18, Projeto de Investigação GIRELA, Reflexões sobre Criação Artística, Formação e Legislação, financiado pelo Gabinete de Projetos Especiais e Inovação (GPEI) do IPL.

  • CORDEIRO, Marta ; MENDES, Conceição ; ESPADA, José (org.) – Girela, Reflexões sobre Criação Artística, Formação e Legislação. Lisboa: Politécnico de Lisboa |Escola Superior de Teatro e Cinema, 2018. ISBN 978-972-9370-30-4.  http://hdl.handle.net/10400.21/8545

 

  • Apresentação do projecto de criação MAPA, a 28 de Fevereiro e 1 de Março de 2018 na Escola Superior de Teatro e Cinema; e dia 8 de Maio de 2018 no Pólo Cultural Gaivotas Boavista, da Câmara Municipal de Lisboa. Conferência de apresentação dos resultados do projeto Girela e apresentação do livro e catálogo: dia 8 de Maio de 2018 no Pólo Cultural Gaivotas Boavista, da Câmara Municipal de Lisboa. Foi realizada a apresentação do projeto no Congresso Internacional Matéria-Prima, que decorre anualmente na FBA-UL, como produto da investigação do CIEBA (Centro de Investigação em Estudos de Belas-Artes). A comunicação, realizada pela investigadora Conceição Mendes, teve lugar no dia 10 de Julho, pelas 19h, na Sociedade Nacional de Belas-Artes, em Lisboa. 

  • CORDEIRO, Marta ; SÁ NOGUEIRA, Mariana (coord.) - MAPA. Lisboa: Politécnico de Lisboa |Escola Superior de Teatro e Cinema, 2018.  http://hdl.handle.net/10400.21/8547

 

  • 2016-17, Peças do Arquivo do Conservatório Nacional, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, com vista à seleção, digitalização, catalogação e colocação no catálogo on-line da Biblioteca ESTC-IPL.

 

  • Projeto nº PTDC/CPC-ARM/5321/2012
    “Intermedialidades no Teatro, Performance e Cinema Contemporâneos – Práticas Portuguesas e Contexto Internacional”. Submetido a 4 de maio de 2012. Não obteve financiamento.
    Investigador responsável: Prof. Doutor João Maria Mendes.
    Projeto ESTC /CIAC//UALg.

 

  • Projeto nº PTDC/MHC-LIN/3891/2012
    “Emoções SOS – Deteção de Emoções Extremas em Chamadas de Socorro”. Submetido a 3 de maio de 2012. Não obteve financiamento.
    Investigador responsável: Prof. Doutora Paula Cristina Quaresma da Fonseca Carvalho, do Instituto de Engenharias de Sistema e computadores, Investigação e Desenvolvimento da Universidade Técnica de Lisboa.
    O IPL / ESTC é instituição participante no projeto.

 

  • Projeto nº EXPL/CPC-PER/1686/2012
    “Investigação e criação transdisciplinar em Theatrical Robotics como um território de experimentação contribuindo para o desenvolvimento da Robótica Social”. Submetido a 4 de maio de 2012.
    Investigador responsável: Prof. Doutor Stephan Jürgens.
    Projeto ESTC /CIAC//UALg.

 

  • Projeto nº PTDC/EAT-AVP/108328/2008
    “Main Trends in Contemporary Portuguese Cinema (1990/2010) / Principais Tendências do Cinema Português Contemporâneo(1990-2010)".
    Investigador responsável: Prof. Doutor João Maria Mendes.
    Projeto financiado pela FCT, submetido em 6 de fevereiro de 2008. O projeto foi concluído a 31 de março de 2012. Do projeto resultou a edição de um livro e uma longa-metragem que tem sido exibida divulgada pelos clubes de cinema e universidades que têm organizado encontros sobre cinema.
    Projeto ESTC /CIAC//UALg.