Passar para o conteúdo principal
Gravações curta metragem "Terra"
Gravações curta metragem "Terra"

Candidaturas à Licenciatura em Cinema

Candidaturas à Licenciatura em Cinema

PREENCHA O FORMULÁRIO PARA INSCREVER-SE NOS DIAS ABERTOS 2024 (online & presencial) da ESTC PARA O ANO LETIVO 2024/2025

CANDIDATURAS ABERTAS 2023/2024

 

Os titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados devem verificar, junto da Escola Secundária onde irão realizar os exames nacionais, as condições necessárias para obterem a ficha ENES (Exames Nacionais do Ensino Secundário), único documento que certifica condições de acesso ao ensino superior público.

Mais informações | ASSUNTOS ACADÉMICOS aacademicos@estc.ipl.pt

Candidatos titulares ou finalistas do ensino secundário, ou equivalente, que façam um dos seguintes exames nacionais do ensino secundário como prova de ingresso no ensino superior:

  • Português (639 ou 138*)

  • Inglês (550)

  • História da Cultura e das Artes (724)

  • Geometria Descritiva (708)

  • Matemática (635 ou 735)

  • Literatura Portuguesa (734)

* Exclusivamente para alunos em situação de surdez severa a profunda.

Para acesso a uma das licenciaturas da ESTC é necessário obter aprovação (mínimo de 95 na escala de 0 a 200) em apenas uma das provas de ingresso.

No ano letivo 2023-24 são válidos, como provas de ingresso no ensino superior, os exames nacionais realizados em 2023, 2022 ou 2021.

Os titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados devem verificar, junto da Escola Secundária onde irão realizar os exames nacionais, as condições necessárias para obterem a ficha ENES (Exames Nacionais do Ensino Secundário), único documento que certifica condições de acesso ao ensino superior público.

  1. Candidatos que, não tendo habilitação suficiente para se candidatarem ao ensino superior, tenham sido previamente aprovados nas provas realizadas na ESTC especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, conforme informação disponível aqui>;

  2. Titulares de curso superior (bacharelato, licenciatura, mestrado ou doutoramento);

  3. Estudantes internacionais: O concurso de acesso à licenciatura em Cinema para estudantes internacionais tem um calendário e processo de candidatura diferenciado, conforme informação disponível aqui>.

Não existem vagas para candidatos titulares de um diploma de especialização tecnológica ou titulares de um diploma de técnico superior profissional.

Não existem vagas exclusivas para titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados. Os candidatos provenientes destes cursos devem integrar-se no regime geral de acesso.

  • Candidatos com frequência de ensino superior nacional ou estrangeiro que façam, ou tenham feito, um dos exames nacionais do ensino secundário acima identificados. Mais informação disponível aqui >

A candidatura através dos regimes especiais de acesso ao ensino superior é promovida pela DGES, mas implica aprovação nas provas do concurso local de acesso, pelo que estes candidatos devem conjugar a submissão da candidatura com a inscrição e realização das provas do concurso local de acesso:

a) Funcionários portugueses de missão diplomática portuguesa no estrangeiro e seus familiares que os acompanhem;

b) Cidadãos portugueses bolseiros no estrangeiro ou funcionários públicos em missão oficial no estrangeiro e seus familiares que os acompanhem;

c) Oficiais do quadro permanente das Forças Armadas Portuguesas, no âmbito da satisfação de necessidades específicas de formação das Forças Armadas;

d) Estudantes bolseiros nacionais de países africanos de expressão portuguesa (PALOP), no quadro de acordos de cooperação firmados pelo Estado Português;

e) Funcionários estrangeiros de missão diplomática acreditada em Portugal e seus familiares aqui residentes, em regime de reciprocidade;

f) Atletas praticantes com estatuto de alta competição a que se refere o D. L. n.º 125/95, de 10 de agosto, regulado pela Portaria n.º 947/95, de 1 de agosto;

g) Naturais e filhos de naturais do território de Timor-leste.

Mais informações no site da Direção Geral do Ensino Superior (DGES).

 

Emolumentos
  • Inscrição no concurso local de acesso: Fase de Pré-seleção: €63/ Fase de Seleção: €63

  • Reclamação de classificação: 21 (por cada prova)

  • O pagamento da inscrição no concurso local de acesso (fase de pré-seleção) é efetuado através de um meio de pagamento, emitido pelo candidato no portal, após a submissão da candidatura.

  • O meio de pagamento da inscrição na fase de seleção é emitido, no portal de candidaturas, pelos candidatos admitidos a esta fase do concurso.

Propinas
  • Consulte a informação sobre propinas aqui>