Passar para o conteúdo principal
DSC01205.JPG

Biblioteca

Biblioteca

A Biblioteca é herdeira de um espólio histórico que foi iniciado pelo próprio Almeida Garrett no então Conservatório Real de Lisboa, a partir de 1836. Tem, desde 1998, instalações próprias na Amadora e no novo espaço foi possível concretizar o projeto previsto no artigo 46.º dos estatutos da Escola Superior de Teatro e Cinema do Politécnico de Lisboa.


Reuniu os fundos anteriormente separados dos Departamentos de Teatro e Cinema e permitiu aos leitores/utilizadores o livre acesso aos documentos que se encontram na sala de leitura, com exceção dos documentos que se encontram no depósito e da documentação histórica que tem o acesso condicionado.


No catálogo online da Biblioteca, constam os registos das seguintes coleções: artigos (102 registos), e-books (6 registos), folhetos de teatro (1077 registos), livros (27380 registos), manuscritos de peças de teatro (1815 registos), material não livro (31 registos), partituras musicais (159 registos), programas de espetáculo (4258 registos), programas de festival (320 registos), recortes de imprensa (65 registos), registos sonoros (415 registos), registos vídeo (2194 registos), trabalhos académicos de mestrados e de doutoramento (693 registos).


Fazem também parte do seu acervo revistas periódicas de teatro e cinema (1247 registos), estando a ser assinados 5 títulos que foram considerados primordiais para uma informação atualizada nestas áreas científicas.


Nas atividades paralelas registadas, destacam-se as conferências/colóquios e exposições de trabalhos de artistas, docentes, discentes e de convidados cujas obras a ESTC tem interesse em divulgar, e ainda a edição de Monografias e Sebentas, sendo esta última composta por 11 coleções que se desdobram em ensaios, traduções e outros estudos, nas áreas do teatro e do cinema.


A Biblioteca é dirigida por um Conselho de Biblioteca ao qual compete, entre outras atividades, coordenar os planos de aquisições, em colaboração permanente com professores e estudantes, no sentido de que o serviço prestado vá ao encontro das necessidades académicas e artísticas identificadas através de solicitações e questionários.


Esta Biblioteca é, pela sua natureza e finalidade, um repositório de informação nas áreas do Teatro, do Cinema, das Artes Performativas e da História das Artes, contribuindo não só para a riqueza do património documental do país, como também para o estudo e investigação do Ensino Artístico em Portugal.

 

 

CONSELHO DA BIBLIOTECA  

Luca C. Aprea | Luísa Marques | Luís Fonseca

BIBLIOTECÁRIA | Luísa Marques

luisamarques@estc.ipl.pt

ASSISTENTE TÉCNICA | Ana Paula Loureiro

aloureiro@estc.ipl.pt 

 

Horário [pdf]

SEGUNDA | QUARTA E SEXTA-FEIRA: 9h00 às 17h00

TERÇA | QUINTA-FEIRA: 9h00 às 18h00

CONTACTO GERAL |  biblioteca@estc.ipl.pt

Exposição de figurinos Fatos do Mundo | 2008 | Foto © Pedro Azevedo