Diogo Bento

Endereço eletrónico | diogobent@gmail.com

DIOGO BENTO (1979, Torres Vedras) – Licenciado em Estudos Portugueses, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Concluiu Teatro – Formação de Atores na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa. Realizou duas pós-graduações, uma em estética e outra em formação educacional, ambas na FCSH/UNL. Estudou nas faculdades Paris 3, Paris 4 e Paris 8. Obteve o título de especialista em fevereiro de 2020 na área de Artes/Teatro/Interpretação, pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Atualmente, é professor de artes performativas na Escola Superior de Teatro e Cinema e de práticas teatrais na Escola Superior de Dança, no Instituto Politécnico de Lisboa.

Em teatro, trabalhou com Luís Castro, Eduardo Barreto, Jean-Paul Bucchieri, António Pires, Álvaro Correia, João Brites, Mala Voadora, Teatro da Garagem, Miguel Bonneville, Cão Solteiro, João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, Crista Alfaiate e Estrutura. Colaborou pontualmente com Vasco Araújo, André Guedes, Isabel Carvalho, Lara Torres, Robin Vanbesien e o compositor João Madureira. Colabora regularmente com o Teatro Praga, destacando os seguintes espetáculos: Agatha Christie, Discotheater, Hamlet sou eu, Turbo-Folk, Padam Padam, Sonho de uma noite de verão, Susana Pomba, Caixa preta, Tempestade, Contos de Reis, Terceira Idade, Erra uma vez, Tropa Fandanga, Zululuzu, O despertar da primavera, Romeu e Julieta, Worst of, Timão de Atenas e Xtròrdinário.

Enquanto encenador do Grupo de Teatro da Nova, encenou: quinze mulheres e um homem numa garagem à espera que o vento mude de direcção; com conforme consoante contra; Blame Beckett; Máquina-Édipo.

Com Inês Vaz, co-criou Han Shot First, I love Broadway, Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett e As quatro estações.
Redigiu e apresentou em fevereiro de 2019 a performance We’ll always have Paris, no encontro designado Impasse, organizado por João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira.

Apresentou espetáculos em Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia, Brasil, Turquia e Macau.

Partilhar