Maria João Vicente

Endereço eletrónico | mjv@teatrodagaragem.com

Nasceu no Porto em 1969. Tem o Curso de Formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema e a Licenciatura em Teatro e Educação pela mesma escola, onde é professora assistente na Licenciatura em Teatro – ramo de Actores e no Mestrado de Teatro – Teatro e Comunidade.

Frequenta o Mestrado em Ciências da Comunicação – Área de especialização em Comunicação e Arte na Universidade Nova de Lisboa.

Pertenceu ao elenco do Teatro Universitário do Porto, de 1988 a 1992, sob a orientação de A. Capelo. Participou nos espectáculos O Jardim das Cerejeiras de A. Tchekov, com encenação de Rogério de Carvalho, no TEAR (1989) e António, Um Rapaz de Lisboa, com encenação de Jorge Silva Melo. Foi nomeada como melhor actriz para os Globos de Ouro pelo seu trabalho em Adélia Z, com texto e encenação de Carlos J. Pessoa, e ganhou o prémio de melhor actriz atribuído pelo Guia dos Teatros com a sua interpretação em On the Road, com texto de Carlos J. Pessoa e encenação de Ana Palma.

Leccionou a disciplina de Dramaturgia na Academia Contemporânea do Espectáculo do Porto. Foi coordenadora do DRAMAT - Centro de Dramaturgias Contemporâneas do Teatro Nacional S. João. Iniciou o seu trabalho com o Teatro da Garagem em 1993, como actriz, figurinista e directora de produção.

(Este texto não foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Partilhar