Paulo J. Morais Alexandre

Endereço eletrónico | pmorais@estc.ipl.pt

Licenciado em História (variante de História da Arte) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mestre em História da Arte pela Universidade Lusíada de Lisboa. Doutor em Letras (História, especialidade de História da Arte) na Universidade de Coimbra.

Exerceu actividade docente na Universidade Católica Portuguesa; na Universidade Moderna; Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva e no IADE. No presente é Professor-adjunto na Escola Superior de Teatro e Cinema. Funções desempenhadas: Presidente da Mesa da Assembleia de Representantes, Presidente da Comissão Científica do Departamento de Teatro e Presidente do Conselho Directivo.

Autor de O Vestuário na Heráldica, Universidade Lusíada, A Educação e a Moda, ESTC, tem artigos publicados em Revista Militar, Boletim da Academia Portuguesa de Ex-Líbris, Brotéria, Tabardo, Olissipo, entre outros, tendo ainda colaborado em História da Arte em Portugal, Edições Alfa; Casas Nobres de Portugal, Difel; “Suplemento” ao Dicionário da História de Portugal, Livraria Editora Figueirinhas; Leituras do Homem, Editora Internacional; Símbolos, Gerações e História, Academia de Letras e Artes. Publicou ainda cerca de vinte textos em catálogos de Exposições. Paralelamente desenvolve a actividade de conferencista.

Pertence à Societé de L'Histoire du Costume (França), Sociedad Heráldica Española (Espanha), Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (Brasil), Academia de Letras e Artes de Cascais, Sociedade de Geografia de Lisboa, Centro Lusíada de Estudos Genealógicos e Heráldicos da Universidade Lusíada. Comendador da Ordem do Alauita (Reino de Marrocos).

(Este texto não foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Paulo Morais Alexandre

Partilhar