Rita Wengorovius

Endereço eletrónico | teatroumano@hotmail.com

Rita Wengorovius nasceu em Lisboa, 1968. Mestre em Criatividade Aplicada ao Teatro na Comunidade pela Universidade de Santiago de Compostela, e Mestre em "Teatro Sociale e di Comunitá" pela Universidade de Turim, licenciada em Teatro e Educação na Escola Superior de Teatro e Cinema, onde como Professora convidada lecciona o Laboratório Teatral do Mestrado em Teatro, especialização em Teatro e Comunidade.

Tem o curso de Formação de Actores realizado no "Centro Ricerca Teatrale" e o curso de encenação pela "Scuola Europea per l'Arte dell'attore", Siena - Itália.

É Directora Artística do Teatro Umano. Desde 1992, encenou diversos espectáculos entre os quais destacamos “Seis personagens em busca de um autor”e “A luz da outra casa” de Pirandello , “Circulo de giz caucasiano” e “Declínio do egoísta” de Bertolt Brecht e “O Suicida com Medo da Morte” e “Hamlet e o filho do padeiro” de Augusto Boal e “Time Crises” desenvolve projectos no âmbito do Teatro social e de comunidade com realce para os projectos “Mapas do crescer”, “Identidades” “Território da memória”e “Chás de poesia”. Colabora com programa regional de Educação ambiental pela arte da DREALG. É doutoranda em Teatro Social na Universidade Católica de Milão em parceria com a Universidade de Aveiro realizando a sua pesquisa/investigação em Encenação para Teatro Social.

(Este texto não foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Rita Wengorovius

Partilhar