Rita Wengorovius

Endereço eletrónico | teatroumano@hotmail.com

Rita Wengorovius (Lisboa, 1968). Encenadora, actriz e docente. Directora Artística do Teatro Umano. Licenciada em Teatro e Educação na Escola Superior de Teatro e Cinema. Mestre em Criatividade Aplicada ao Teatro pela Universidade de Santiago de Compostela. Mestre em Teatro Social e de Comunidade pela Universidade de Torino, realizando a sua pesquisa/investigação em Encenação para Teatro Social.

Professora na Escola Superior de Teatro e Cinema, onde lecciona o Laboratório Teatral I e II do Mestrado em Teatro e Comunidade desde 2008. Entre 2003 e 2008 foi Professora da Universidade de Évora.

Curso de Formação de Actores realizado no "Centro Ricerca Teatrale”, Bolonha; Curso de encenação pela "Scuola Europea per l'Arte dell'attore", Siena. Curso de Dramaturgia contemporânea realizado no Social Community Theatre.

Em 2018 foi distinguida com o Prémio de Reconhecimento de atividades com relevância na comunidade, no âmbito das Artes, pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Desde 1992 encenou diversos espectáculos entre os quais se destacam “Seis personagens em busca de um autor” e “A luz da outra casa” de Pirandello, " La luce di dentro”, “Prima di Esserci”, “Circulo de giz caucasiano” e “Declínio do egoísta” de Bertolt Brecht e “O Suicida com Medo da Morte”, “Hamlet e o filho do padeiro” de Augusto Boal e “Time Crises”. Desenvolve projectos no âmbito do Teatro social e de comunidade com realce para os projectos “Mapas do crescer”, “Identidades” “Território da memória“ e “Tu és Arte”. Colabora como com o centro de investigação de Teatro Social de Torino em Itália, com a Universidade europeia centro de inovação de criatividade de Santiago de Compostela, Espanha e com o centro de Rede ibero-americana de Teatro e Comunidade.

 

(Este texto não foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Rita Wengorovius

Partilhar