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João Calixto
Email:
jcalixto@estc.ipl.pt
Posição:
Professor Adjunto Convidado
Gabinete:
Ramo de Design de Cena da Licenciatura em Teatro
Currículo

Cenógrafo, aderecista, marionetista e construtor de objectos.

Inicia a sua formação em 1994 em Desenho, Ilustração e Escultura no AR.CO - Centro de Arte e Comunicação Visual, onde estuda com Miguel Branco, João Queiroz, Gabriela Albergaria e Delfim Sardo, completando o Plano de Estudos Básico em 1999. Frequenta o Mestrado em Teatro - Design de Cena da ESTC-IPL, finalizando em 2013, com o Trabalho/Projecto Apontamentos de Mecânica, sob orientação de Marta Cordeiro e António Lagarto. Em 2016, obtém o Título de Especialista em Teatro - Design de Cena, conferido com louvor pelo Insituto Politécnico de Lisboa, com júri constituído por João Mendes Ribeiro, Diogo Dória, João Brites, Fernando Alvarez e Paulo Morais. Actualmente, encontra-se em processo de investigação e redacção da tese Cenografia, Teatro e Materialidade, sob orientação de Maria João Brilhante e Jorge Ramos do Ó, inserida no programa de Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento da Universidade de Lisboa e Instituto Politécnico de Lisboa.

Leciona no Ensino Superior desde 2006, sendo Professor Adjunto Convidado na ESTC-IPL desde 2016. Neste contexto participa como investigador nos projectos de criação e investigação artística financiados pelo programa Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística do IPL (IDI&CA): Girela - Reflexões sobre investigação artística, formação e legislação (2017-18); e  Luz - Imagem como Média_Laboratório de Iluminação Cénica (2019-20). É coordenador do projecto de investigação Polifonia e Contraponto - Criação e Reflexão no Espaço Cénico (2018-19), financiado pelo programa IDI&CA - IPL, tendo sido responsável e co-autor da publicação Heiner Goebbels — As conferências de Lisboa, resultado deste mesmo projecto. Participa no colóquio Estética e Ética da Paisagem, organizado por Maribel M. Sobreira — Linha de Investigação em Filosofia e Arquitectura da Paisagem, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com comissão científica de Adriana Veríssimo Serrão com a intervenção Cenografia e Paisagem — algumas coincidências (2017).


Foi membro da Coordenação Pedagógica e Coordenador da área de Cenografia, Figurinos e Adereços da Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo - CCRSC/Chapitô entre 2008 e 2014, na qual lecionou Cenografia e Tecnologias Cenotécnicas. Leccionou também cenografia, construção e manipulação de objectos na Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Espaço EVOE, Centro de Pedagogia e Animação do Centro Cultural de Belém, entre outras instituições de ensino e pedagogia.

Divide a sua actividade teatral como criador de produções próprias e colaborações enquanto cenógrafo. Foi membro da Direcção fundadora da Circolando - cooperativa cultural, na qual desempenhou funções de Director Plástico e Intérprete entre 1999 e 2005. Nesta estrutura destaca a produção Giroflé, estreada em 2002 e laureada com o Prémio da Crítica do Clube Português de Artes e Ideias. Desde 2005 com atelier próprio em Lisboa, funda juntamente com o cenógrafo e escultor Nuno Tomaz, o Fosso de Orquestra - associação, estrutura da qual faz parte da direcção. Nesta, foi responsável pela direcção e criação de espectáculos de teatro de objectos, nomeadamente As Pequenas Cerimónias (2007), A Debandada (2011), Mecânica 1 e Mecânica 2 (2012) e Ampliador (2015). Destaca também a co-criação de Morning Sun (2009) em parceria com Márcia Lança, produzido pela Vagar - associação cultural.

Desde 1998 envolvido na práticas de teatro, dança, circo, rua ou cinema, os seus trabalhos foram apresentados em Portugal, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Alemanha, Áustria, Eslovénia, Letónia, Brasil e Coreia do Sul. Colaborou com diversos criadores como Simão Costa e Yola Pinto, Inês Campos, Pedro Santiago Cal, Olga Roriz, Teatro Cão Solteiro, Franzisca Aarflot, Vítor Hugo Pontes, Teatro do Mar, João Mota, Clara Andermatt, Maria João Luís, entre outros; e em diversas instituições, tais como, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional S. João, Latvijas Nationalais Teatris - Riga, São Luiz Teatro Municipal, Teatro Municipal Maria Matos, Centro Cultural de Belém, Fundação Calouste Gulbenkian, Festival d'Aurillac, Fira de Tárrega, Teatro Viriato, Centro Cultural Vila Flor.