Passar para o conteúdo principal
banner docentes
banner docentes
Sara Belo
sara belo
Email:
sbelo@estc.ipl.pt
Posição:
Professora Adjunto
Gabinete:
Ramo de Atores do Departamento de Teatro
Currículo

Obteve o Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento pela Universidade de Lisboa em Março de 2020 com a tese A Voz como impulsionador da Criação Cénica - A Pré-voz como alicerce de um Teatro Vocal aprovada com distinção e louvor por unanimidade. Obteve o título de Especialista em Voz da área Artes/Teatro/Voz, com louvor do júri, atribuído pelo Instituto Politécnico de Lisboa em 2014. Concluiu o Mestrado em Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa em 2008 com a nota máxima. É professora de Voz na E.S.T.C. desde 2004, onde obteve a sua licenciatura no Curso de Actores/Encenadores em 2001. Fez os seus estudos em Canto lírico, durante 6 anos, no Curso de Canto da Escola de Música do Conservatório Nacional na classe do Prof. José Carlos Xavier, até ao ano 2000.

Como actriz e/ou actriz/cantora trabalhou com os encenadores: João Brites, João Mota, Jorge Silva Melo, João Lourenço, Carlos Pessoa, Cláudio Hochman, Francisco Campos, Jorge Listopad, Eduardo Barreto, Graça Corrêa, entre outros, em variados espectáculos e teatros tais como: Teatro D. Maria II, CCB, Culturgest, Teatro S. João, Teatro da Trindade, Teatro da Comuna, Teatro Aberto, Teatro Nacional de São Carlos, Teatro Carlos Alberto, Teatro Baltazar Dias, entre outros.

Como cantora trabalhou com os seguintes compositores/maestros: Daniel Schvetz, Jorge Salgueiro, Eurico Carrapatoso, João Paulo Santos, Carlos Marecos, Eduardo Paes Mamede, entre outros. Sobretudo com os compositores Jorge Salgueiro e Daniel Schvetz desenvolveu um trabalho mais aprofundado e original. Cantou nas óperas Saga – Ópera Extravagante; Quixote – Ópera Buffa; O Salto – Ópera Rewind de Jorge Salgueiro, tendo a segunda ganho o Prémio Espectáculo do ano 2010 pela SPA. Com Daniel Schvetz interpretou canções do compositor sobre poesia portuguesa no duo Pois!É que ainda está no activo.

Participou em concertos com repertório clássico, jazz e música original e em workshops e estágios no estrangeiro, nomeadamente  com Tom Krause, 2003, Lella Cuberli, 2004 e Elena Dumitrescu Nentwig, 2006 em Canto Lírico; com Viv Maning (Barcelona, 2009) e Dorte Hyldstrup (Bruxelas 2015) em Estill Voice Training e com Enrique Pardo, Linda Wise e Meredith Monk em pesquisa vocal. Tem estado ligada a projectos de pesquisa vocal, tendo ganho o prémio jovens criadores em 2008 pelo Clube Português de Artes e Ideias, juntamente com Tiago Grade com o projecto aCorda. Em 2014 apresentou o seu primeiro solo vocal – MAGMA – no Teatro Meridional, onde explorava diversos registos vocais num contexto cénico.

Viveu em Bruxelas onde cantou o papel de Belinda/1ª Bruxa da Ópera Dido e Eneias de Purcell com o grupo MuziekTheater em 2016. É colaboradora habitual, como cantora e actriz, no Teatro O Bando, tendo actuado em obras tais como Divina Comédia - Purgatório (2019), Divina Comédia - Inferno (2017), A Morte do Palhaço (2011), Quixote - Ópera Buffa, entre muitos outros espectáculos. Actualmente (2020), concebeu e organizou o projecto videográfico Pandemic Vocalism (nacional) e Vocal Pandemia (internacional).