Estudante Internacional

03_ecoles_des_ecoles2

Exercício no Seminário das École des Écoles realizado na ESTC | 2015

É considerado estudante internacional o estudante que não tem nacionalidade portuguesa ou nacionalidade de um Estado membro da União Europeia.

Os não nacionais de um estado membro da União Europeia, bem como os filhos que com eles residam, que residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 31 de agosto do ano de ingresso no ensino superior, não são considerados estudantes internacionais (à exceção dos autorizados a residir para efeitos de estudo).

No caso dos cursos de mestrado não é igualmente considerado estudante internacional quem usufrua do estatuto de igualdade de tratamento ao abrigo do Tratado de Porto Seguro.

CANDIDATURAS PARA 2019/2020

Os estudantes internacionais devem efetuar a candidatura às Licenciaturas da ESTC, de 4 a 18 de fevereiro (1ª fase) ou de 17 a 30 de maio (2ª fase), através de um portal de candidaturas do Instituto Politécnico de Lisboa na internet, integrando-se posteriormente nos concursos locais de acesso no que a provas e seriação diz respeito. As provas dos concursos locais de acesso estão descritas nos respetivos regulamentos, e a sua realização implica a posterior entrega de documentação complementar e pagamento da inscrição nestas provas.

Os estudantes internacionais devem efetuar a candidatura aos Mestrados da ESTC, de 17 a 30 de maio (fase única), através de um portal de candidaturas do Instituto Politécnico de Lisboa na internet, de acordo com o seguinte calendário:
Candidatura: 17 a 30 de maio
Divulgação da lista de candidatos admitidos ao concurso: 11 de junho
Seleção de candidatos: 14 de junho pelas 10:30h (entrevistas/prova prática para mestrado em Teatro | Documental para o mestrado em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico)
Divulgação da lista ordenada dos candidatos admitidos aos cursos: 8 de julho
Reclamações da lista ordenada dos candidatos admitidos aos cursos: 8 a 10 de julho
Publicação da lista final de candidatos admitidos aos cursos: 12 de julho

As matrículas e inscrições nos cursos realizam-se no período definido para os restantes candidatos aos cursos.

PROPINA
O valor da propina anual do estudante internacional é fixado pelo Conselho Geral do Instituto Politécnico de Lisboa, sob proposta do Presidente do IPL.

Ano letivo 2019/2020 - €6900 (Para alunos nacionais de um estado membro da CPLP, o valor da anuidade pode ter um desconto até 50% do respetivo valor).