Arquimedes da Silva Santos: Onde vai minha voz?

13 de Abril de 2022 - 29 de Abril de 2022
Espaço Garrett - Escola Superior de Teatro e Cinema
Biblioteca ESTC / Politécnico de Lisboa

EXPOSIÇÃO do Espaço Artes do Politécnico de Lisboa

De 13 de abril a 29 de abril vai estar patente a exposição "Arquimedes da Silva Santos: onde vai minha voz”, no Espaço Garrett. Trata-se de um conjunto de painéis temáticos que mostram aspetos significativos da vida e da obra de Arquimedes da Silva Santos (1921-2019), poeta, médico e psicopedagogo, considerado pioneiro do neorrealismo português e precursor da Educação pela Arte em Portugal.

Apresentação do livro e da exposição e conversa com os estudantes no dia 20 de abril, pelas 14h00 no Espaço Garrett - ESTC.

“Arquimedes da Silva Santos, um homem (fora) do seu tempo”

“Arquimedes da Silva Santos: onde vai minha voz?” por Miguel Falcão (autor e curador), Isabel Aleixo (autora), Vanda Nascimento (curadora).

Curadores da exposição

arquimedes

Com curadoria de Luísa Duarte Santos (filha do homenageado), Miguel Falcão (docente da Escola Superior de Educação de Lisboa) e Vanda Nascimento (professora da Escola Superior de Dança), e design de Cátia Rijo (docente da ESELX), a exposição foi concebida e  preparada para ser itinerante em diferentes instituições e contextos do país de algum modo ligados ao percurso do homenageado.

O Politécnico de Lisboa associa-se às comemorações do centenário desta figura ímpar da cultura, defensor do ensino e formação artística, ligado ao ensino das artes e ao ensino destas no Politécnico de Lisboa. Arquimedes da Silva Santos foi professor coordenador na Escola Superior de Dança, onde se manteve até à reforma em 1991, tendo exercido outros cargos e sido responsável pela criação do ramo de Educação destinado à formação de professores de Dança.

“Onde vai minha voz? …”, é a terceira exposição, de oito planeadas por Paulo Morais Alexandre, pró-presidente para as Artes do IPL, responsável pela dinamização do espaço cultural situado nos serviços da presidência do Politécnico de Lisboa, em Benfica.

estc