Passar para o conteúdo principal

Arquimedes da Silva Santos: Onde vai minha voz?

Data do evento
13 de Abril de 2022 - 29 de Abril de 2022
Hora
17:00 - 18:00
Local
Espaço Garrett - Escola Superior de Teatro e Cinema
Organização
Biblioteca ESTC / Politécnico de Lisboa

EXPOSIÇÃO do Espaço Artes do Politécnico de Lisboa

De 13 de abril a 29 de abril vai estar patente a exposição "Arquimedes da Silva Santos: onde vai minha voz”, no Espaço Garrett. Trata-se de um conjunto de painéis temáticos que mostram aspetos significativos da vida e da obra de Arquimedes da Silva Santos (1921-2019), poeta, médico e psicopedagogo, considerado pioneiro do neorrealismo português e precursor da Educação pela Arte em Portugal.

Apresentação do livro e da exposição e conversa com os estudantes no dia 20 de abril, pelas 14h00 no Espaço Garrett - ESTC.

“Arquimedes da Silva Santos, um homem (fora) do seu tempo”

“Arquimedes da Silva Santos: onde vai minha voz?” por Miguel Falcão (autor e curador), Isabel Aleixo (autora), Vanda Nascimento (curadora).

Visita guiada

Curadores da exposição

arquimedes

 

Com curadoria de Luísa Duarte Santos (filha do homenageado), Miguel Falcão (docente da Escola Superior de Educação de Lisboa) e Vanda Nascimento (professora da Escola Superior de Dança), e design de Cátia Rijo (docente da ESELX), a exposição foi concebida e  preparada para ser itinerante em diferentes instituições e contextos do país de algum modo ligados ao percurso do homenageado.

 

O Politécnico de Lisboa associa-se às comemorações do centenário desta figura ímpar da cultura, defensor do ensino e formação artística, ligado ao ensino das artes e ao ensino destas no Politécnico de Lisboa. Arquimedes da Silva Santos foi professor coordenador na Escola Superior de Dança, onde se manteve até à reforma em 1991, tendo exercido outros cargos e sido responsável pela criação do ramo de Educação destinado à formação de professores de Dança. 

 

“Onde vai minha voz? …”, é a terceira exposição, de oito planeadas por Paulo Morais Alexandre, pró-presidente para as Artes do IPL, responsável pela dinamização do espaço cultural situado nos serviços da presidência do Politécnico de Lisboa, em Benfica.

 

estc