Fragmentos da História Trágica da Vida e Morte do Doutor Fausto

23 de Junho de 2021 - 24 de Junho de 2021
Pequeno Auditório
Departamento de Teatro ESTC
Por razões de segurança, as apresentações dos exercícios de 2º ano estão restritas à comunidade académica.

Ficha Artística e Técnica

Orientação: Maria Duarte

Assistência de Encenação: Sofia Ramos

Cenografia, Figurinos e Caracterização: Irina De Falco e Rafael dos Santos

Direção de Produção: Ana Miffon

Desenho de Luz: Ana Miffon e Sofia Ramos

Operação de Luz: Sofia Ramos

Operação de Som: Ana Miffon

Sinopse:

Fausto procura o conhecimento infinito sobrepondo o poder à própria vida. Em Fragmentos da História Trágica da Vida e Morte do Doutor Fausto, as personagens vivem numa luta entre o bem e mal, o certo e o errado, a ciência e a magia, num universo abstrato indefinido. Onde todos podem ser Fausto, e em Fausto ecoa um reflexo de todos.

Textos:

Começámos por fazer um trabalho de estudo do texto e de investigação tanto do universo deste texto como do autor, enquanto matéria de trabalho. Depois, começámos a trabalhar o texto falado, com o rigor necessário: marcas referenciais, imagens, comparação com a tradução portuguesa com o original em inglês, escolher as cenas (ou sequências) que íamos trabalhar.

Quando saímos do Zoom e pudemos finalmente trabalhar presencialmente, começámos a ser desafiados com diferentes propostas corporais e vocais nas várias cenas, em constante descoberta e mutação.

Em articulação com os colegas de design de cena descobrimos qualidades diferentes do movimento e das próprias cenas, graças ao cenário. Tudo se completou com o desenho de luz, feito pelas colegas de produção (que fizeram muito mais do que isso).

– Alunos de Interpretação B1

O Dr. Fausto, insatisfeito com os limites impostos pela existência terrena, abdica do conhecimento adquirido ao longo dos anos. Atraído pelas artes ocultas, procura satisfazer os seus desejos por meio de um pacto com Mefistófeles, demónio e servo de Lúcifer. Assim, entrega a sua alma em troca de uma aprazível viagem entre diferentes dimensões, adiando continuamente a sua morte. Assim se poderia resumir a ação de A HISTÓRIA TRÁGICA DA VIDA E MORTE DO DOUTOR FAUSTO de Christopher Marlowe, peça escrita entre 1587 e 1592, mas que apenas foi publicada no início do século XVII, oito anos após a morte do autor. Este texto literário, baseado na lenda alemã do Dr. Johannes Georg Faust (1480-1540), é certamente um texto que apresenta uma dimensão Fáustica seguida de vários episódios burlescos.

A reinterpretação de Maria Duarte enfatiza imagens desconcertantes e é através destas imagens fossilizadas que se criam tensões e suspensões, que contribuem para a plasticidade do texto e consequentemente, da ação. O cenário acolhe os intérpretes para que se possam moldar nele e faz com que o público emerja num ambiente intemporal e indefinido.

- Alunos de Interpretação B2

"Como se de um microcosmos se tratasse, em Fragmentos da História Trágica da Vida e Morte de Doutor Fausto existem tempos, ciclos, formas e coisas que só existem em Fragmentos da História Trágica da vida e Morte de Doutor Fausto.

Em cena, diferentes seres, objetos e zonas do palco dialogam entre si.

Explora-se a anulação da presença do corpo, a noção de vácuo, a metamorfose, as diferenças entre escalas, os contrastes entre temperaturas, a confusão entre galáxia, fundo do mar e centro da terra.

Formas geométricas convivem com formas orgânicas, a transparência convive com a opacidade, o descendente convive com o ascendente, o inteiro convive com o fragmentado, o alto convive com o baixo, a ardência convive com o frio, o desenho convive com a escultura, o monocromático convive com várias cores vibrantes, o acrílico convive com o cartão, verticalidade convive com a horizontalidade, a revelação convive com a dissimulação."

- Alunos de Design de Design de Cena

O design de luz, criado pelas alunas do ramo de produção em colaboração com as outras áreas criativas do projeto, no qual se incluem a encenação e o design de cena, teve como ponto de partida a ideia de um universo onde a organicidade ao encontrar refúgio na estranheza, se manifesta, em cena, envolta numa penumbra que se torna necessária para a criação do imaginário abstrato da obra e que exige, ao espetador, a máxima atenção e o apuro dos seus sentidos para a sua imersão no ambiente criado.

Mais do que serem as autoras do design de luz, as alunas de produção integraram o projeto desde o seu início, desempenhando, ainda, entre outras, as funções de assistência  de encenação, produção executiva, e técnica.

Na sua opinião, foi um privilégio trabalhar neste projeto, tendo podido partilhar, com os seus colegas dos outros ramos, as orientações da encenadora, e particularmente no seu caso, as orientações dos professores de produção e o apoio do gabinete de produção.

- Alunas de Produção

Fragmentos da História Trágica da Vida e Morte do Doutor Fausto

Interpretação

Turma B1:

Beatriz Forjaz como Coro, Wagner, Gula, Mefistófeles, Helena de Tróia, Demónio 4

Catarina Barbosa como Coro, Cornélio, Soberba, Luxúria, Mefistófeles, Ancião

Catarina Pitrez como Coro, Preguiça, Fausto, 3ºestudante, Demónio 3

Jaime Aragão da Rocha como Coro, Anjo Bom e Anjo Mau, Fausto, 2ºestudante, Cúpido 2, Demónio 6

Marisa Sargaço como Coro, Mefistófeles, Ira, Anjo Bom, Fausto

Selma Torella como Coro, Valdez, Avareza, Anjo Mau, Wagner, Demónio 1

Sofia Hora Marques como Coro, Robin, Fausto, Inveja, Demónio 2

Tomás Barroso como Coro, Fausto, Lúcifer, 1º estudante, Cúpido 1, Demónio 5