Snapsack! Uma performance por telepatia com alunos da Amadora

2 de Junho de 2022 - 3 de Junho de 2022
Estúdio João Mota - Pequeno Auditório ESTC / Recreios da Amadora
CMA / ESTC

Da mesma forma que Marina Abramovic parece ter-se inspirado nas peças telepáticas (imateriais) do artista norte-americano Robert Barry dos finais da década de 1960 para a performance apresentada no MoMA em 2010 com o artista Ulay, bem como no conto ancestral de Bunraku (The Love Suicides at Sonezaki, a peça mais amada e célebre de Chikamatsu Monzaemon, encenada em 1703 e que incluía pela primeira vez o michiyuki, ou seja, a jornada/viagem expiatória dos amantes para The Lovers: Great Wall Walk, realizado em 1988 e onde se separa de Ulay (tal como o cineasta Takeshi Kitano o fez com Dolls, em 2002), a equipa de alunos do mestrado em Teatro e Comunidade retoma o desafio de Robert Barry e inspira-se na série norte-americana de animação juvenil Aqua Teen – hunger force para criar Snapsack!uma performance por telepatia.

Introdução – Luca Aprea

Nota sobre o trabalho da ESTC no âmbito do Teatro e Comunidade – Armando N. Rosa

1. Da história da mímesis à arte conceitual | Marta Silva

2. A importância da mímesis metafórica no âmbito de uma performance por adolescentes  Maria João Vieira