Três filmes ESTC em exibição no Panteão Nacional

25 de Setembro de 2020 - 29 de Setembro de 2020
Panteão Nacional
ESTC & Panteão Nacional

Os filmes apresentados foram produzidos e realizados pelos alunos do departamento de cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa. Trata-se de uma pequena mostra dedicada à cidade de Lisboa: três curtas-metragens, dois documentários e uma ficção produzidos em diferentes datas, mas com uma temática comum - um olhar sobre zonas populares desta cidade. Apresentamos duas curtas-metragens de documentário que são observações participadas de duas jovens realizadoras – uma sobre a Feira da Ladra, outra dedicada ao Fado de Alfama, ambos os filmes em locais vizinhos e relacionados com o Panteão Nacional. Poderão ver também uma comédia, deliciosa homenagem ao cinema mudo de Chaplin, que tem lugar no Chiado entre duas personagens históricas do nosso país: Fernando Pessoa e Camões. Lisboa é um tema muito querido entre os alunos da Escola de Cinema que lhe dedicam o olhar sempre curioso da juventude. Vindos muitas vezes de outras partes do país acrescentam-lhe a frescura de quem parece ver tudo pela primeira vez.

ALFAMA É DAS CANTADEIRAS | ALFAMA BELONGS TO THE SINGERS

Documentário | Documentary R

ealização: Alexandra Barbosa | Direction Alexandra Barbosa

Direção de produção: Inês Pinto | Production manager Inês Pinto

Argumento: Tomás Ferreira | Screenwriting Tomás Ferreira

Cor 12’46” | Colour 12’46”

Ano de produção 2019 | Release date 2019

Sinopse | A realizadora, Alexandra Barbosa, regressa ao bairro de Alfama para se voltar a ligar com o fado e espírito bairrista que conhecera num verão anterior ao trabalhar numa casa de fado. Synopsis | The director, Alexandra Barbosa, returns to the neighbourhood of Alfama to reconnect with the spirit of its people and the fado music she had met last summer while working at a fado house.

AS COISAS DOS OUTROS | OTHER PEOPLE’S AFFAIRS

Documentário | Documentary

Realização Alexandra Côrte-Real de Almeida | Direction Alexandra Côrte-Real de Almeida

Direção de produção Mariana Guarda | Production manager Mariana Guarda

Argumento Flávio Gonçalves | Screenwriting Flávio Gonçalves

Cor 16’04” | Colour 16’04”

Ano de produção 2012 | Release date 2012

Sinopse | Na Feira da Ladra, uma jovem rapariga, Alexandra, procura saber por que motivo os vendedores se despojam dos seus objetos pessoais e o passado que eles encerram, e, como resultado da compra desses objetos, ela própria se tornará outra pessoa, que transporta todas aquelas histórias. Synopsis | At Feira da Ladra (the Lisbon Flea Market), a young girl, Alexandra, tries to find out why the sellers dispose of their personal objects with all the memories they contain. She will try to discover if those objects so full of stories can also change her.

O DIA DO DESASSOSSEGO / RESTLESS

Ficção | Fiction

Realização Ricardo Filipe Feio | Direction Ricardo Filipe Feio

Direção de produção Mário Gajo de Carvalho | Production manager Mário Gajo de Carvalho

Argumento Ricardo Filipe Feio | Screenwriting Ricardo Filipe Feio

Cor 10’ | Colour 10’

Ano de produção 2010 | Release date 2010

Sinopse | PESSOA, um homem-estátua da Baixa-Chiado tenta ser estátua perfeita e sobreviver a um dia de desassossego; Camões, os turistas chineses e as miúdas giras têm outra ideia em mente. Synopsis | PESSOA, a man-statue in the center of Lisbon tries to be a perfect statue and survive a day of restlessness; Camões, Chinese tourists and cute girls have other ideas in mind .