Workshop “O Invisível e o Indizível na Atuação”

4 de Março de 2023 - 5 de Março de 2023
Pequeno Auditório - Estúdio João Mota
Departamento de Teatro - ESTC

Partindo do pressuposto de que os processos de atuação no teatro e na performance devem, primeiramente, ser instauradores de experiências de diferentes naturezas, esse workshop tem como foco a exploração de práticas e procedimentos que criem condições para que experiências se materializem. Nesse sentido, dentre os aspectos que ganharão uma atenção especial nesse processo, cabe destacar a dimensão talvez mais complexa e profunda das experiências, que ultrapassa os limites da linguagem e que envolve uma articulação dinâmica entre o invisível e o indizível.

Além de práticas e procedimentos vocais, corporais e de escritura, esse processo utilizará como suporte materiais dramatúrgicos e audiovisuais. O objetivo nesse caso é explorar a ativação de gatilhos psicofísicos de diferentes naturezas a fim de produzir materiais cénicos que busquem capturar o que não vemos e não dizemos, mas podemos perceber de maneira potente.  Como conclusão, uma partilha desse processo poderá acontecer publicamente.

Influenciado diretamente pelo trabalho de Peter Brook e de Yoshi Oida, a abordagem proposta nesse workshop tem como uma de suas fontes principais a colaboração artística estabelecida com Oida, que em 2019 dirigiu a montagem de “Fim de Partida”, de Samuel Beckett.

Carga horária: 16h (2 dias, das 9h às 13h e das 14h às 18h)
    Participantes:  entre 15 e 20 pessoas (gratuito, por ordem de inscrição)
    Organização:  Centro de Estudos de Teatro "UL" / Gustavo Vicente & Departamento de Teatro, ESTC.

BIOGRAFIA

Matteo Bonfitto é ator-performer, diretor teatral, escritor e pesquisador. Formado pela EAD-ECA-USP, pelo DAMS da Universidade de Bologna e pela Royal Holloway University of London (PhD), desenvolveu ainda pesquisas na CUNY, em Nova Iorque; na Freie Universität em Berlim,na Sorbonne Nouvelle, em Paris e no INSR em Florença, Itália. Sua trajetória artística inclui espetáculos e performances apresentados, além do Brasil, no Chile, França, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Colômbia, Escócia, Equador e Cuba. É diretor artístico do Núcleo Performa (www.performateatro.org) e autor de vários artigos e livros publicados em diferentes línguas sobre os processos do ator-performer.