O que têm em comum "Clerks", "Dogville", "Victoria" e "Before Sunrise"? Provam que um único local, cenários minimalistas ou apenas duas pessoas a conversar podem criar um cinema inesquecível. Smart Producing pergunta: O que se pode criar com o que já está à mão? Concentre-se na sua ideia central, construa com cuidado e transforme as limitações na sua maior vantagem criativa.
A Smart Producing ensina a fazer filmes com micro-orçamentos – mas não se trata apenas de poupar dinheiro. Em vez de reduzir as ideias ambiciosas, o seminário concentra-se em identificar um núcleo e adicionar-lhe camadas de forma cuidadosa. O núcleo emerge daquilo que impulsiona a curiosidade dos narradores: a imaginação, o fascínio, talvez até a obsessão, que podem ser exploradas através do cinema.
Smart Producing pergunta: Que elementos constituirão a base da nossa produção?
Existe algo tangível a que já tenhamos acesso? Muitas vezes, descobrimos que aquilo que ambicionamos já está próximo. Ser "inteligente" aqui significa trabalhar com o que se tem – mesmo que tudo o que se tenha seja o seu próprio anseio criativo.
Nesta aula, iremos discutir a Produção Inteligente através de:
• Simplificação das produções para fluxos de trabalho suaves e leves
• Inspiração na história do cinema
• Descobrimento da beleza da forma (por oposição ao conteúdo)
• Utilização das nossas perspectivas interdisciplinares