Passar para o conteúdo principal

Workshop - "Smart Producing – Trabalhar com o que se tem"

Data do evento
4 de Novembro de 2025
Hora
18:00 - 21:00
Local
Sala António Reis
Organização
Departamento de Cinema - ESTC

O que têm em comum "Clerks", "Dogville", "Victoria" e "Before Sunrise"? Provam que um único local, cenários minimalistas ou apenas duas pessoas a conversar podem criar um cinema inesquecível. Smart Producing pergunta: O que se pode criar com o que já está à mão? Concentre-se na sua ideia central, construa com cuidado e transforme as limitações na sua maior vantagem criativa.

A Smart Producing ensina a fazer filmes com micro-orçamentos – mas não se trata apenas de poupar dinheiro. Em vez de reduzir as ideias ambiciosas, o seminário concentra-se em identificar um núcleo e adicionar-lhe camadas de forma cuidadosa. O núcleo emerge daquilo que impulsiona a curiosidade dos narradores: a imaginação, o fascínio, talvez até a obsessão, que podem ser exploradas através do cinema.

Smart Producing pergunta: Que elementos constituirão a base da nossa produção?
 

Existe algo tangível a que já tenhamos acesso? Muitas vezes, descobrimos que aquilo que ambicionamos já está próximo. Ser "inteligente" aqui significa trabalhar com o que se tem – mesmo que tudo o que se tenha seja o seu próprio anseio criativo.
 

Nesta aula, iremos discutir a Produção Inteligente através de:

• Simplificação das produções para fluxos de trabalho suaves e leves

• Inspiração na história do cinema

• Descobrimento da beleza da forma (por oposição ao conteúdo)

• Utilização das nossas perspectivas interdisciplinares

Programa

CV 

Anna de Paoli, professora de produção cinematográfica na Universidade de Cinema Babelsberg KONRAD WOLF, é conhecida pelos seus filmes de género únicos e autorais, produzidos com a sua produtora boutique, SCHATTENKANTE. Os seus filmes foram apresentados em festivais de primeira linha em todo o mundo e ganharam prémios como o Prémio da Independência da Alemanha, o Lola de Ouro e o Méliès de Prata. Através da FILM MACHT SCHULE, promove encontros entre artistas cinematográficos e jovens. Outras funções profissionais incluem professora sénior de produção cinematográfica na DFFB e gestora de programas do departamento de filmes alemães na Berlinale.