Filipe Oliveira

Endereço eletrónico | filipeoliveira@estc.ipl.pt

Nasceu em Oliveira do Conde (Viseu) em 1954. Em 1977 conclui a Licenciatura em Engenharia Electrotécnica, ramo Telecomunicações e Electrónica, do IST. O interesse pela acústica, conduz a um curso de pós-graduação em Audiologia Técnica, ao abrigo do protocolo de cooperação entre Portugal e a Suécia, no Royal Institute of Technology (KTH), no Karolinska Institutet em Estocolmo e na Clínica de Audiologia  Danderyd, em Gotemburgo.

Inicia a vida profissional como engenheiro na DGEB (Ensino Especial) e desenvolve a actividade de investigação científica na Linha de Acústica do Centro de Análise e Processamento de Sinais do Complexo I do INIC (Instituto Nacional de Investigação Científica), onde publica vários artigos de caracterização acústica e áudio digital, é autor de projectos de acústica e electroacústica, como a Fonoteca Municipal de Lisboa (1993).

Desde 1993 é Prof. Adjunto na ESTC, onde além da docência de várias disciplinas e coordenação da área de som, desempenhou cargos de Presidente Conselho Directivo (1995 a 97 e 2007 a 10), Presidente do Conselho Científico (1998 a 99) e Presidente da Mesa do Conselho de Representantes da ESTC (2011 a 2014).

É membro da Sociedade Portuguesa de Acústica (desde 1980) e da Ordem dos Engenheiros (desde 1982), especialista em Engenharia Acústica (O. Eng., 2010 e consórcio IPL, 2011).

(Este texto não foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

filipe oliveira

Partilhar