Passar para o conteúdo principal
banner docentes
marta mendes
Email:
mmendes@estc.ipl.pt
Posição:
Professora Adjunta
Gabinete:
Coordenadora da Área de Estudos e Coordenadora da Área de Argumento
Currículo

Marta Mendes nasceu em Lovaina, Bélgica, em 1974 e vive em Lisboa.
É investigadora e docente na ESTC, desde 2002, onde é Professora Adjunta. É licenciada (Pré-Bolonha, 2001) em Filosofia, pela Universidade NOVA FCSH, com uma monografia na área de especialização de Estética, orientada pelo Professor José Gil, com o Título “A Força da Sensação”. Doutorada, em 2016, em Filosofia - Especialidade de Estética, também pela NOVA FCSH, com uma tese de Doutoramento sobre os interstícios da imagem no pensamento e no cinema, com o Título “Átrios da Imagem: Cinema e Pensamento”, sob orientação dos Professores Maria Filomena Molder e José Bogalheiro. 

Tem dedicado a sua atividade de investigação maioritariamente ao ensino, desenvolvendo os seus temas no âmbito da intersecção e entre cinema e pensamento, com particular enfoque nos temas da imagem, da percepção e da experiência, do tempo e da memória, inerentes aos cruzamentos entre o cinema, a estética e a ética e às inúmeras configurações narrativas que o cinema vai inventando para resistir. Participou em alguns colóquios nacionais e internacionais como oradora, com comunicações como “Captar o real: o pêndulo de Víctor Erice”, O pensamento diagramático de Gilles Deleuze: pensar as forças no cinema de Hong Sang-Soo”, “Ver ou à procura do paraíso. Passion e Scénario du Film Passion, JL Godard”, “O cinema e “o real mais real do que o real”. Aproximações entre Stanley Cavell e Virginia Woolf, com artigos publicados como “Literalidade: a compreensão da ficção como experiência real. Gilles Deleuze e Jean Rouch” [Ebook Cartografia das Fronteiras da Narrativa Audiovisual, Universidade Católica do Porto, 2017] e "Fragmento: esboços para uma configuração do conceito - Literatura e Cinema", Publicado em: Revista Verónica.
Retoma actualmente as suas actividades de investigação como investigadora integrada no CIAC.


Na ESTC tem sido responsável pelo leccionamento das uc das áreas de Argumento e de Estudos Cinematográficos de Formas Visuais e Sonoras, Cinematografias de Autor (autoras como Theo Angelopoulos e Jean-Luc Godard), Tempo e Memória no Cinema Contemporâneo, bem como das disciplinas de Teorias da Narrativa I e II, Tipologias da Narrativa I, Estética II e Estética no Cinema I de que ainda hoje é responsável. Lecciona ainda no âmbito do Mestrado em Desenvolvimento de Projecto e é responsável pelo leccionamento da uc de Tópicos de Estudos Fílmicos do Doutoramento em Artes (Artes Performativas e da Imagem em Movimento) criado conjuntamente entre a Universidade de Lisboa e o Instituto Politécnico de Lisboa.


É coordenadora das Áreas de Argumento e de Estudos do Departamento de Cinema da ESTC.
É Presidente do Conselho Técnico-Científico da ESTC e Presidente da Comissão Técnico-Científica do Departamento de Cinema da ESTC.