No próximo dia 4 de Maio na sala Manoel de Oliveira no cinema São Jorge no festival IndieLisboa 2022 vai estrear em Portugal o filme "Périphérique Nord" realizado pelo Alumni ESTC de mestrado Paulo Carneiro, com produção de Pedro Canavilhas, atual aluno do Mestrado de Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico.

Há 2 semanas atrás o filme estreou internacionalmente no reputado festival Visions du Réel em Nyon.

Nas palavras do realizador “Este filme pretende mostrar a materialização da emigração nos automóveis: simbolismo de uma vida bem-sucedida. Perceber a relação do proprietário com o veículo, a virilidade representada por ele e também essa relação homem/máquina legitimada pela dificuldade de pertencer a um lugar. Parto para a construção deste filme propondo-me colocar como realizador/ antagonista na posição mais próxima possível dos protagonistas deste filme."

Não só Paulo Carneiro, mas também de fazer referência a outras obras com o cunho formativo da Escola Superior de Teatro e Cinema no Indie deste ano:

By Flávio  Pedro Cabeleira, Portugal, fic., 2022, 27′

Super Natural  Jorge Jácome, Portugal, fic./doc./exp., 2022, 85′