Passar para o conteúdo principal

Foi apresentada, no passado dia 29 de maio, na sala 2 da Culturgest,  a publicação bilingue (português e inglês), 

"Polifonia & Contraponto - Heiner Goebbels  - Conferências de Lisboa".

Fruto de um projeto de investigação financiado no âmbito da 3.ª edição do Concurso de Projectos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística (IDI&CA) pelo Instituto Politécnico de Lisboa, os resultados foram apresentados em forma de livro.

A ideia nasceu da vontade de aprofundar a relação entre a prática artística e a reflexão em torno das questões que a unem à pedagogia e à investigação, a partir de algumas premissas colocadas no trabalho do encenador e compositor Heiner Gobbels.

Foi então criada a possibilidade de regressar ao mês de dezembro de 2013, altura em que Goebbels esteve em Lisboa e apresentou o seu trabalho em duas conferências, uma no CCB e outra na ESTC, organizadas e apresentadas por António Lagarto, cenógrafo, figurinista, professor e, à data, Presidente da ESTC.

A apresentação do livro esteve a cargo do responsável pela investigação, João Calixto, e contou com a participação de António Lagarto e de João Pedro Vaz, ator que participou, no ano de 1997, em "A Libertação de Prometeu", de Heiner Müller, um concerto cénico de Heiner Goebbels, no Teatro Rivoli, no Porto.

Na assistência estiveram presentes  o Pró-Presidente do IPL para as Artes, Paulo Morais, o Presidente da ESTC, David Antunes, o Diretor do Departamento de Teatro da ESTC, Luca Aprea, um dos administradores da Culturgest, Mark Deputter e diversos professores e colaboradores da ESTC, entre outros.