gda

A Fundação GDA e a GEDIPE – Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos promovem em conjunto este novo programa que foi criado para responder a uma preocupação partilhada por ambas as entidades, que emerge da precariedade do mercado de trabalho para os atores no sector das artes, nomeadamente para os atores e atrizes até aos 30 e a partir dos 60 anos.

O Programa Contratação+ visa, assim, criar mais oportunidades para o exercício da atividade profissional dos atores até aos 30 anos e a partir dos 60, menos favorecidos pelas condições existentes nas áreas do cinema e da televisão, facilitando a sua contratação por parte dos produtores do audiovisual.

O programa Contratação+ destina-se a atores e atrizes profissionais de nacionalidade portuguesa, ou com residência fiscal em território nacional, com idade igual ou inferior aos 30 e a partir dos 60 anos. Apenas são elegíveis para este programa profissionais que não tenham rendimentos declarados provenientes do setor audiovisual nos últimos 12 meses superiores a €5.000, que não tenham auferido um rendimento anual, no último ano fiscal, superior a €20.000 ilíquidos. O Programa não se aplica aos atores que fiquem com papéis de protagonistas nas obras candidatas aos apoios.

Atores Jovens (até aos 30 anos)
O programa Contratação + tem como objetivo incentivar a contratação de atores jovens licenciados na área da interpretação, ou com formação e experiência profissional devidamente avalizadas nessa área, tendo em vista promover e facilitar a sua inserção no mercado de trabalho no âmbito do sector audiovisual.

Atores Seniores (a partir dos 60 anos)
O programa Contratação + tem como objetivo promover e aumentar as oportunidades de trabalho nas áreas do cinema e da televisão aos artistas com carreiras mais longas e mais desprotegidos pelas condições atuais do mercado, facilitando os processos de envelhecimento ativo e o prolongamento da atividade profissional dos artistas.

O programa consiste na criação de uma base de dados online para facilitar a seleção dos atores por parte dos produtores e responsáveis artísticos do sector do cinema e da televisão, através da concessão de apoios financeiros destinados à remuneração dos artistas contratados.

Mais informações, regulamento e inscrições: