Passar para o conteúdo principal

Irá decorrer entre o dia 20 a 28 de novembro com o tema “Comunidades Circulares”, em que se pretende alertar para o papel a desempenhar pelas comunidades na partilha e colaboração, que conduza à adoção de novos hábitos mais sustentáveis e na redução da produção de resíduos.

As ações da EWWR (European Week for Waste Reduction, denominação em inglês) visam ajudar a compreender o significado da prevenção de resíduos e a motivar a responsabilização de cada cidadão para esta temática.

Tanto as comunidades como os indivíduos que dela fazem parte, devem unir esforços, encontrar soluções, partilhar ideias, para que em conjunto possam potenciar a redução dos resíduos, alcançar o desperdício zero e promover atividades circulares. Se um cidadão pode contribuir de forma positiva na redução de resíduos, uma comunidade pode mudar padrões de produção e de consumo na sociedade.

Podem participar, através do site disponibilizado abaixo, autoridades públicas, associações, empresas, estabelecimentos de ensino ou outras entidades, ou cidadãos individuais. As melhores ações apresentadas serão premiadas em 6 categorias.

Se é um cidadão ou um grupo de cidadãos, pode procurar neste site as ações que decorrem na sua área de residência.

De forma a dar a conhecer esta iniciativa, bem como esclarecer esta temática e dar ideias de ações a colocar em prática, a LIPOR irá promover uma Formação para a semana europeia da prevenção, no dia 29 de setembro, em que a participação é gratuita, no entanto sujeita a inscrição obrigatória aqui