"Em Terra de Gigantes e Dragões Voadores" de José Carlos Barros

25 de Janeiro de 2023 - 3 de Março de 2023
Espaço Garrett
Departamento de Teatro - Ramo de Design de Cena

No dia 25 de janeiro, no Espaço Garrett, pelas 10h30, inaugura a exposição José Carlos Barros (Professor Coordenador Jubilado da ESTC cenógrafo, aderecista e marionetista português, entre outras profissões e artes do espetáculo).

José Carlos Barros foi membro fundador do grupo de teatro de fantoches Perna de Pau, que esteve ativo no início da década de 1970, incluindo várias presenças na televisão. Em 1985, com Ildeberto Gama, Norberto Ávila e outros, fundou as Marionetas de Lisboa. Em 1991 deixa a direção artística desta companhia para criar um novo projecto: Criadores de Imagens. Foi chefe do sector de adereços do Teatro Nacional D. Maria II desde a sua reabertura em 1978 até 1989. Mais tarde foi director do Teatro da Trindade. Foi professor na Escola Superior de Teatro e Cinema, antigamente integrada no Conservatório Nacional, até à aposentação.

Conheça o catalógo da exposição que exibirá as maquetas de estudo para a disciplina de Espaço Cénico, Marionetas e Joalharia (os “adereços de figurino” perderam-se na cena e, em substituição, ficam estes exemplos construídos para o “Teatro do Mundo”), constituindo o núcleo virado para a tecnologia de materiais

No mesmo dia, pelas 17h, inaugura outra parte da mostra, agora no Espaço Artes do IPL:

https://www.ipl.pt/agenda/exposicao-em-terra-de-gigantes-e-dragoes-voadores >

Album fotográfico exposição no Espaço Artes IPL >